Vereadora questiona Prefeitura sobre possibilidade de aumento de ajuda de custo para universitários da cidade
- Alexandre Ribeiro Carioca

- 11 de mar.
- 2 min de leitura
Requerimento de Franciele Matos também abrange possibilidade de programa de incentivo para servidores públicos buscarem ensino superior
Por meio do Requerimento nº 24/2025, a Vereadora Franciele Cristina Villa Matos solicitou à Prefeitura informações sobre a possibilidade de um projeto ou uma ação para aumentar a ajuda de custo para universitários de Jales que estudam ou venham a estudar em instituição de ensino superior da cidade. A propositura, aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 10 de março, na 1814ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, também abrange a possibilidade de um programa de incentivo para servidores públicos buscarem ensino superior.
“Fiz um estudo na nossa região [que mostrou] que Jales [é a cidade que] manda menos repasse à Unijales, e nós, como jalesenses, temos que reconhecer que a faculdade é importante para a nossa cidade. Então fiz esse Requerimento para pedirmos ao Executivo aumentar o repasse à faculdade, para ajudar muitas pessoas”, explicou Franciele Matos na Sessão.

O Edil Luís Especiato concordou com a parlamentar. “Acho que deve ser uma preocupação de todos nós. [Ter ensino superior] é extremamente importante, é uma das melhores condições para você mudar de vida. É uma das formas para adquirir uma profissão e ter um salário um pouco melhor”, salientou.
Por sua vez, o Vereador Rivelino Rodrigues considerou a propositura de Franciele Matos “muito importante e interessante”, e colocou, no entanto, que é preciso avaliar como é feito o critério de seleção dos estudantes contemplados. “Acho que esse desconto deveria estar vinculado ao desempenho do aluno: presença e participação na aula, notas boas, participação em congresso, escrever um artigo para o jornal e tudo mais. É necessário observar, portanto, outros critérios, e não só a questão financeira. Todo desconto deve ser louvável, mas precisa haver a contrapartida”, ressaltou.
O Presidente da Câmara, Vereador Bruno Henrique de Paula, elogiou o Requerimento de Franciele Matos. “Isso é muito válido e fundamental para a nossa cidade, até mesmo para seu desenvolvimento, pois são pessoas que irão se formar e poderão ter suas empresas. O desconto é necessário. Muitas pessoas estão passando por dificuldade, trabalham, mas apenas com o dinheiro desse trabalho às vezes não conseguem pagar o curso”, lamentou.











Comentários