Vereadora Andrea Moreto questiona Prefeitura sobre visitas a idosos acamados
A vereadora Andrea Moreto (Pode), em Sessão Ordinária (8), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura como está organizada a visitação da Secretaria Municipal de Saúde às residências dos idosos acamados.
A parlamentar justificou que recebeu denúncias e constatou que familiares maltratam os idosos. Um deles faleceu com suspeita de maus tratos por familiares.
Andrea Moreto comentou a propositura: “Temos um grupo que se chama Juntos pela Vida e fazemos visitas aos idosos de nossa cidade e acamados. Quando as visitas eram mais frequentes, não tinha tanto abandono. As visitas intimidam e cobram um pouco a família. Não precisam ser semanais, mas dariam mais acesso do idoso à saúde pública. Vimos, em uma dessas visitas, esse tipo de problema”.
O vereador Ricardo Gouveia (PP) apoiou o requerimento: “Se isso está acontecendo, já é um caso de polícia, temos que dar um jeito de denunciar isso. Nada justifica maltratar um pai, mãe, uma pessoa idosa só porque está acamada e dá um pouco de trabalho”.
Moreto indagou qual é o intervalo de tempo entre as visitas, se as visitas foram reduzidas no período de pandemia e se a Secretaria de Saúde, neste ano, foi informada de maus tratos a idosos.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).
Comments