top of page

Vereador questiona a prefeitura sobre o funcionamento do Instituto de Nefrologia de Jales - INEJAL

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

 

O Requerimento nº 80/2025, de autoria do Vereador Leandro Antonio Bigotto (PL), trata da solicitação de informações à Prefeitura sobre o funcionamento do Instituto de Nefrologia de Jales - INEJAL, envolvendo vários aspectos. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 12 de maio, na 1821ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.

 

Na propositura, o parlamentar afirmou que o INEJAL, inaugurado no dia 20 de novembro de 2024, foi amplamente divulgado como um avanço significativo para o sistema de saúde local, mas que até o presente momento, há dúvidas quanto ao início efetivo de seu funcionamento.

 



“Temos mais de quarenta famílias, se eu não estiver enganado, que fazem hemodiálise em Fernandópolis, e muitos não têm transporte próprio para se deslocarem até lá. Isso causa um desconforto, sendo que é uma questão de sobrevivência. Quando me falaram que o Instituto foi inaugurado em novembro de 2024, foi criada uma expectativa. As pessoas ficaram na expectativa de diminuir esse sofrimento, pelo menos na questão de se deslocar ou ficar esperando as outras pessoas [fazerem a hemodiálise em Fernandópolis] para poderem vir embora. Trazemos a pergunta: quando será realmente posto em funcionamento o INEJAL? É de suma importância para nossa cidade e também vai acolher toda a região”, ressaltou Bigotto na Sessão.

 

Na ocasião, o Vereador Luís Especiato (PT) disse que acompanha de perto o processo, e que conversou com o Prefeito Luis Henrique dos Santos Moreira nesta segunda, dia 12. “Temos alguns procedimentos, e o primeiro era uma visita técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e eles já fizeram essa visita [ao INEJAL]. Tem que fazer toda a aprovação da documentação, e foi sobre isso que falei com o Prefeito, a respeito de como está o acompanhamento da Prefeitura com relação a essa documentação. Quando estiver tudo certo no [âmbito do] estado, tem que protocolar no Ministério da Saúde para autorização”, explicou o Edil.

Comentarios


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page