Vereador pede uso de espaço na rua da antiga FEPASA para atividades recreativas de kart amador
- Alexandre Ribeiro Carioca
- há 19 horas
- 2 min de leitura
Por meio do Requerimento nº 200/2025, aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, na 1837ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales, o Vereador Leandro Antonio Bigotto (PL) solicitou à Prefeitura informações sobre a possibilidade de autorização do uso do espaço localizado na rua da antiga FEPASA, para atividades recreativas de kart amador.
“Na modalidade do kart, eles são organizados em Jales e participam de competições oficiais e viajam, e sabemos que aqui não temos uma pista, e não é nem isso que eles estão pedindo, pois sabemos o custo disso. Eles querem um lugar para poderem praticar o esporte. Foi mencionada a [área próxima à] FEPASA porque aquele lugar, aos finais de semana, não é utilizado”, explicou Bigotto na Sessão.

O parlamentar contou que os interessados no projeto protocolaram um requerimento na Prefeitura, “e não obtiveram respostas”. “E assim, me procuraram e pediram [para verificar] a possibilidade de o poder público ceder aquele lugar aos finais de semana – não são todos os finais de semana. Se não puder naquele lugar, que a Prefeitura disponibilize um outro local onde possam utilizar da melhor forma, dentro das regras e com segurança”, disse.
Na propositura, Bigotto colocou que o local possui ampla área pavimentada e pouco utilizada, apresentando potencial para a realização de atividades esportivas e recreativas, e afirmou que moradores e entusiastas do automobilismo amador têm manifestado interesse em utilizar a área para a prática de kart recreativo, de forma organizada e segura, contribuindo para o lazer e a integração da comunidade.
Também argumentou que a utilização do espaço para tal finalidade poderá ocorrer de modo controlado, mediante regras de segurança, horários determinados e acompanhamento de responsáveis, evitando-se qualquer prejuízo ao patrimônio público ou risco aos participantes, e salientou que a prática de esportes motorizados, quando bem regulamentada, pode atrair jovens e famílias, promovendo o uso adequado de áreas ociosas e incentivando a convivência social, o lazer e o turismo local.

A partir disso, Bigotto perguntou, no Requerimento, se existe, por parte do Poder Executivo, a possibilidade de autorizar o uso do espaço para essas atividades recreativas de kart amador, mediante normas de segurança e controle.
Em caso afirmativo, quis saber quais seriam as condições, os requisitos e os procedimentos necessários para a utilização do local pelos interessados.
Já em caso negativo, o Edil indagou se há viabilidade técnica ou legal para a elaboração de um projeto municipal que regulamente o uso de áreas públicas para práticas esportivas de lazer com veículos de pequeno porte, como karts.
Comentários