Santa Fé do Sul fortalece segurança pública com ampliação do sistema inteligente de monitoramento
- há 1 hora
- 2 min de leitura
ASCOM
A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul deu mais um importante
passo para o fortalecimento da segurança pública. Na última terça-feira (23), foi
realizada uma reunião no Paço Municipal para apresentar as funcionalidades
do Sistema de Proteção às Pessoas e ao Patrimônio Público, que utiliza
inteligência artificial para ampliar a prevenção e o combate à criminalidade.
O encontro foi conduzido por Noka Lima, responsável pelo sistema, e reuniu o
prefeito Evandro Mura, o secretário municipal de Administração, César Melo,
além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental,
Guarda Civil Municipal e demais órgãos ligados à segurança pública.

Durante a reunião, foram esclarecidas dúvidas sobre a operação da plataforma
e apresentada uma importante novidade: a Polícia Militar Ambiental passa a
integrar o sistema, tendo acesso às câmeras de monitoramento já instaladas e
conectadas em toda a cidade.
A tecnologia empregada permite reconhecimento facial, leitura automática de
placas de veículos, identificação de pessoas com mandados de prisão em
aberto, veículos com irregularidades, restrições judiciais ou registro de furto e
roubo. O sistema ainda utiliza inteligência artificial para realizar rastreamento
de veículos, criar barreiras virtuais, emitir alertas em tempo real e localizar todo
o trajeto percorrido por um automóvel monitorado.
Outro diferencial é a autonomia concedida às forças de segurança para
gerenciar a plataforma, criando listas de monitoramento e utilizando os
recursos de inteligência conforme as necessidades operacionais.
O sistema também foi desenvolvido para crescer de forma colaborativa. Além
das câmeras instaladas pelo Governo Municipal, empresários e instituições,
como a Associação Comercial e Empresarial (ACE), podem integrar seus
equipamentos à plataforma, ampliando a cobertura do monitoramento e
fortalecendo a rede de proteção.
Segundo o prefeito Evandro Mura, investir em tecnologia é investir diretamente
na tranquilidade da população. "Santa Fé do Sul vem se consolidando como
referência em segurança pública porque acredita na tecnologia aliada ao
trabalho integrado das forças de segurança. Estamos investindo em um
sistema moderno, inteligente e colaborativo, que protege a nossa população,
fortalece o comércio e oferece mais tranquilidade para quem vive, trabalha e
investe na cidade. Quanto maior for essa rede de monitoramento, maior será o
escudo de proteção criado em favor de Santa Fé do Sul e região”, afirmou.
O secretário municipal de Administração, César Melo, destacou que a
integração é um dos grandes diferenciais do projeto. "Esse é um sistema
extremamente moderno, baseado em inteligência artificial, que oferece
autonomia às forças de segurança para realizar monitoramentos estratégicos,
criar alertas e agir com muito mais rapidez. Além disso, é um projeto que
permite a participação de toda a sociedade. A integração de novas câmeras
fortalece o sistema e amplia a capacidade de proteção da cidade. É um
investimento que coloca Santa Fé do Sul entre os municípios mais avançados
da região nessa área."
A iniciativa integra os investimentos da Administração Municipal em inovação e
tecnologia, consolidando uma política permanente de fortalecimento da
segurança pública por meio da atuação conjunta entre o poder público, as
forças policiais e a sociedade.







