top of page

Santa Fé do Sul fortalece segurança pública com ampliação do sistema inteligente de monitoramento

  • há 1 hora
  • 2 min de leitura

ASCOM

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul deu mais um importante

passo para o fortalecimento da segurança pública. Na última terça-feira (23), foi

realizada uma reunião no Paço Municipal para apresentar as funcionalidades

do Sistema de Proteção às Pessoas e ao Patrimônio Público, que utiliza

inteligência artificial para ampliar a prevenção e o combate à criminalidade.


O encontro foi conduzido por Noka Lima, responsável pelo sistema, e reuniu o

prefeito Evandro Mura, o secretário municipal de Administração, César Melo,

além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental,

Guarda Civil Municipal e demais órgãos ligados à segurança pública.

Durante a reunião, foram esclarecidas dúvidas sobre a operação da plataforma

e apresentada uma importante novidade: a Polícia Militar Ambiental passa a

integrar o sistema, tendo acesso às câmeras de monitoramento já instaladas e

conectadas em toda a cidade.


A tecnologia empregada permite reconhecimento facial, leitura automática de

placas de veículos, identificação de pessoas com mandados de prisão em

aberto, veículos com irregularidades, restrições judiciais ou registro de furto e

roubo. O sistema ainda utiliza inteligência artificial para realizar rastreamento

de veículos, criar barreiras virtuais, emitir alertas em tempo real e localizar todo

o trajeto percorrido por um automóvel monitorado.


Outro diferencial é a autonomia concedida às forças de segurança para

gerenciar a plataforma, criando listas de monitoramento e utilizando os

recursos de inteligência conforme as necessidades operacionais.


O sistema também foi desenvolvido para crescer de forma colaborativa. Além

das câmeras instaladas pelo Governo Municipal, empresários e instituições,

como a Associação Comercial e Empresarial (ACE), podem integrar seus

equipamentos à plataforma, ampliando a cobertura do monitoramento e

fortalecendo a rede de proteção.


Segundo o prefeito Evandro Mura, investir em tecnologia é investir diretamente

na tranquilidade da população. "Santa Fé do Sul vem se consolidando como

referência em segurança pública porque acredita na tecnologia aliada ao

trabalho integrado das forças de segurança. Estamos investindo em um

sistema moderno, inteligente e colaborativo, que protege a nossa população,

fortalece o comércio e oferece mais tranquilidade para quem vive, trabalha e

investe na cidade. Quanto maior for essa rede de monitoramento, maior será o

escudo de proteção criado em favor de Santa Fé do Sul e região”, afirmou.


O secretário municipal de Administração, César Melo, destacou que a

integração é um dos grandes diferenciais do projeto. "Esse é um sistema

extremamente moderno, baseado em inteligência artificial, que oferece

autonomia às forças de segurança para realizar monitoramentos estratégicos,

criar alertas e agir com muito mais rapidez. Além disso, é um projeto que

permite a participação de toda a sociedade. A integração de novas câmeras

fortalece o sistema e amplia a capacidade de proteção da cidade. É um

investimento que coloca Santa Fé do Sul entre os municípios mais avançados

da região nessa área."


A iniciativa integra os investimentos da Administração Municipal em inovação e

tecnologia, consolidando uma política permanente de fortalecimento da

segurança pública por meio da atuação conjunta entre o poder público, as

forças policiais e a sociedade.

Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page