top of page

Representantes da Santa Casa participam de capacitação de projeto nacionaldo Ministério da Saúde em São Paulo

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 19 de jul.
  • 2 min de leitura


Nos dias 14 e 15 de julho, as enfermeiras Erica Bazzo e Daniela Rodrigues, acompanhadas do setor de Qualidade, Gabriel Donda estiveram representando a Santa Casa de Misericórdia de Jales na Sessão de Aprendizagem Presencial do projeto “Saúde em Nossas Mãos”, triênio 2024-2026.

O encontro foi realizado no auditório do Hotel Wyndham Garden, em São Paulo (SP), reunindo instituições de saúde de referência nacional em atendimento pediátrico e neonatal, fortalecendo parcerias e trocas de experiências para aprimorar a qualidade assistencial.

As palestras foram promovidas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS), em parceria com hospitais de excelência no Brasil, Beneficência Portuguesa de São Paulo; Hcor Associação Beneficente Síria; Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Hospital Israelita Albert Einsten; Hospital Moinho dos Ventos e Hospital Sírio-Libanês. A programação contou com apresentações dos hospitais participantes e oficinas técnicas voltadas à prevenção e ao controle de infecções hospitalares, além de atividades práticas sobre higiene

das mãos e análise de indicadores.

ree

Para os representantes da Santa Casa de Jales, faz toda diferença participar de eventos como esse.

“Foi um encontro produtivo no qual pudemos absorver novas experiências e conhecimentos, desde a teoria até a prática, englobando tudo isso no projeto que vem sendo desenvolvido na instituição no setor da UTI Neonatal em monitoramento de indicadores e observação direta de práticas assistenciais.”

O Projeto Saúde em Nossas Mãos: O projeto foi elaborado de forma colaborativa pelos

hospitais PROADI-SUS e pelas equipes técnicas da Coordenação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e de Urgência do Departamento de Atenção Hospitalar da Secretaria de Atenção à Saúde (CGHOSP/DAHU/SAS/MS). Alinhado ao Plano Nacional de Saúde (PNS), o Saúde em Nossas Mãos espera reduzir, em médio prazo, a incidência dos principais

indicadores de infecção hospitalar, além de disseminar o modelo de melhoria para outras unidades e hospitais, bem como demonstrar o impacto financeiro com a prevenção das infecções. A longo prazo, a expectativa é contribuir com a mudança da cultura das organizações de saúde com relação à segurança do paciente. O Saúde em Nossas Mãos conta com a participação de 204 hospitais, o que representa um aumento de 76% em comparação ao triênio passado. Em dois triênios de execução, o projeto contemplou

304 instituições em 26 estados e no Distrito Federal, totalizando 6.561 leitos de UTI e atingindo 41.212 profissionais. As UTIs participantes alcançaram reduções significativas nas taxas de IRAS e aumentos na adesão à higiene das mãos. O projeto estimula a avaliação do custo-efetividade de processos assistenciais medindo o impacto financeiro significativo a partir da redução das infecções evitadas.

Comentários


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page