top of page

Prefeitura de Jales promove Festival de Atletismo com a participação dos alunos da APAE


Muita alegria, diversão e inclusão marcaram a manhã da terça-feira, dia 23 de agosto, quando a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, encerrou a programação da 1ª Semana da Juventude de Jales com o Festival de Atletismo - Paradesporto “Conhecer para incluir”, que reuniu alunos da APAE de Jales no Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg. O evento seria realizado no dia 11, mas devido às condições climáticas, precisou ser transferido para o dia 23.


Com o tema “Eu, minha cidade. O Jovem como protagonista”, a Semana da Juventude aconteceu de 8 a 13 de agosto e contou com palestras, ações esportivas, artísticas e informativas voltadas especialmente à juventude jalesense. A abertura contou com a presença do ex-atleta de atletismo, Claudinei Quirino da Silva, medalhista Pan-americano (Ouro) e Olímpico (Prata), que ministrou a palestra “Esporte, como processo de sociabilização do jovem”.

O Festival de Atletismo contou com a presença da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, do chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira, dos secretários municipais Wilter Guerzoni (Esportes e Juventude), Reginaldo Viota (Administração) e Douglas Zílio (Comunicação), de servidores públicos municipais, representantes da Unijales, alunos e funcionários da APAE de Jales e colaboradores.

O evento conta com coparticipação das Secretarias Municipais de Comunicação, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Educação e Saúde. A realização também tem apoio da Unijales, APAE de Jales, SEBRAE/SP, Polícia Civil, Diretoria de Ensino – Região de Jales, Corpo de Bombeiros Jales e IREL (Inspetoria Regional de Esportes e Lazer) de Jales.

Os alunos da APAE disputaram provas de atletismo de 50 e 100 metros, de revezamento, de arremesso de pelota e de provas adaptadas para cadeirantes. Todos receberam medalhas de participação e os vencedores receberam medalhas de ouro, prata e de bronze.

O secretário Wilter Guerzoni disse que “a Semana da Juventude cumpriu o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil, a participação política, esportiva, cultural e social da juventude jalesense, além de debater temas importantes, despertando nos jovens a importância de desenvolverem ações voltadas para o próprio grupo”.

A vice Marynilda frisou que o evento também “promoveu nos participantes e na comunidade uma reflexão sobre a importância dos jovens na construção de uma sociedade justa e democrática, focada na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade com o futuro da comunidade em que vivem”.

O Festival de Atletismo contou com a presença da coordenadora pedagógica da APAE, Silvana Okumura e da professora de Educação Física, Fátima de Sá. “Quero agradecer a todos vocês alunos, pelo esforço e dedicação, aos nossos funcionários e professores da APAE, ao prefeito Luis Henrique, a vice Marynilda e ao secretário Wilter por vocês sempre lembrarem e convidarem a APAE para participar de eventos como esse. Eu só tenho a agradecer em nome de todos, do nosso presidente, da nossa diretoria, muito obrigado”, disse a professora Fátima.

bottom of page