top of page

Jales entra para o Novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023


O Ministério do Turismo divulgou no Diário Oficial da União, o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. A cidade de Jales, mais uma vez, preencheu todos os requisitos necessários fazendo parte das 2.542 cidades selecionadas de 322 regiões turísticas do Brasil, além da participação na Região Turísticas Entre Rios.


O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.



“Sem dúvidas, esse é mais um grande passo para consolidar a nossa cidade como Município de Interesse Turístico. Nosso objetivo é manter Jales em destaque, colocando a amostra a nossa cultura e o turismo que o município oferece” afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Roberto Altimari.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos Municípios turísticos, que vão de “A” a “E”, e Jales está na categorização “C”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.



Nesta última atualização, a Região Turística Entre Rios que era composta por 4 municípios, passou a ser integrada por 10 municípios em 2022. São eles: Jales, Santa Albertina, Santa Clara d'Oeste, Rubinéia, Santa fé do Sul, Três Fronteiras, Santa Rita d'Oeste, Urânia, Palmeira d'Oeste e Mesópolis.

O prefeito Luis Henrique ficou feliz que Jales está inserida no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023 e frisou que a administração municipal está realizando um processo importante de retomada dos valores do turismo. “Fazemos isso de forma confiante, principalmente agora que, de forma segura, após o período mais intensão da pandemia, retornamos as atividades culturais e turísticas, respeitando a saúde e a vida. Nossa cidade tem forte vocação para o turismo de saúde, rural, somos centro de região com um comércio forte e pujante, temos educação de excelência, reformamos novo Teatro Municipal que ficou lindíssimo, acabamos de reformar, em parceria com a Sabesp, o Portal de Entrada, que voltou a receber muitas pessoas, entregamos nesta semana as obras de revitalização da Praça Dr. Euphly Jalles, que ficou lindíssima e ganhou uma bela fonte luminosa musical, voltando a ser um cartão postal da cidade, entre muitas outras ações que estão sendo realizadas e que começarão em breve, fortalecendo o turismo em nossa cidade”. O chefe do Poder Executivo jalesense ainda disse que somos Município de Interesse Turístico e essas são importantes ações para a retomada do crescimento em nossa região, fortalecendo as potencialidades de Jales também para o turismo.


O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br.

bottom of page