Central de Penas Alternativas fez quase 1800 atendimentos em 2021

A Unidade de Atendimento e Reintegração Social de Jales, onde funcionam os serviços Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e a Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF) apresentaram nesta semana o relatório dos trabalhos efetuados pelos órgãos durante o exercício de 2021. No total foram 468 atendimentos de prestação de serviços à comunidade, comandados pela CPMA e 1.313 atendimentos a egressos, parte do trabalho da CAEF.

A Unidade de Atendimento e Reintegração Social de Jales funciona na Avenida Francisco Jalles n° 1682, no Centro de Jales

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) é responsável pelo acompanhamento e execução do Programa de Prestação de Serviço à Comunidade e por encaminhar apenados para diferentes instituições onde cumprem a pena. Nela, estão cadastradas praticamente todas as Entidades Assistenciais de Jales e, entre as atividades prestadas estão inclusas limpeza, manutenção, jardinagem, atendimento, vigia, cozinheiro, pedreiro, encanador, serviços gerais dentre outras. Já a Central de Atenção ao Egresso e a Família (CAEF) atua, através de 47 Centrais de Atenção ao Egresso e Família, fornecendo atendimento específico à pessoa que cumpriu pena no sistema penitenciário e que se encontra em liberdade e a seus familiares. É equipamento onde estes cidadãos têm acesso a serviços públicos gratuitos, de orientações sociais e jurídicas, acompanhamento de benefício judicial, atividades educativas e de capacitação profissional. Com relação à inserção no mercado de trabalho e geração de emprego e renda, atua através do programa Pró Egresso – política pública criada por decreto -, na busca ativa por empresas socialmente responsáveis e instituições ligadas à economia solidária. O atendimento é feito por profissionais com formação em Serviço Social, Psicologia e Direito Aqueles que necessitam passar por atendimentos para regularizar sua situação ou obter informações, poderão entrar em contato, preferencialmente, pelo número (17) 3621-1066, para agendar o atendimento. Atualmente a unidade está localizada em novo endereço, na Avenida Francisco Jalles n° 1682, no Centro de Jales, em frente a antiga AABB, com expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A viabilização deste trabalho é possível graças a convênio firmado entre a Prefeitura de Jales e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP). Em Jales a unidade está em funcionamento desde agosto de 2017, e é comandada pelo Oficial Administrativo André Wilson Neves da Silva.

O oficial administrativo André Wilson Neves é responsável pela unidade e apresentou o relatório de atendimentos de 2021

“Sobre os atendimentos deste ano, lembramos que já começaram a ser feitos, mas pedimos que a população respeite os protocolos de segurança contra a covid-19, como o uso obrigatório de máscara e comparecimento sem acompanhante, a não ser em caso de necessidade, para evitar aglomeração”, informou André Wilson.