Consultor do Sebrae fala na ACIJ sobre os cuidados para vender pela internet


O uso das redes sociais sem qualquer critério, para aumentar as vendas, normalmente acaba não dando os resultados esperados e o que é pior: pode até atrapalhar os negócios, se não houver um mínimo de planejamento e foco, envolvendo o conteúdo adequado para cada produto, ou para cada tipo de consumidor.

Preocupado com essa situação, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales, Leandro Rocca Lima decidiu trazer, para conversar com os empresários sobre o assunto o analista do Sebrae, Guilherme Lui, que deu uma verdadeira aula de “Como usar o Instagram para aumentar suas vendas”.

Isso porque a palestra não se limitou ao Instagram e nem à questão puramente das vendas pela internet, mas ao uso das redes sociais como um todo e suas consequências para o crescimento das empresas.

Quando se busca resultados pelas redes, tudo precisa estar interligado, como explicou o palestrante, lembrando que usar a internet de forma adequada exige muito trabalho voltado para o aproveitamento e otimização de cada canal, com monitoramento de resultados e controle das publicações, de forma muito mais qualitativa do que quantitativa.

Para isso é preciso saber quanto, quando e como usar cada rede, identificando cada público, suas aspirações e comportamento, inclusive para decidir sobre questões que envolvem, por exemplo, os melhores horários e dias da semana para as postagens.

Também é preciso cuidar da imagem da empresa e do comportamento da equipe nas redes sociais, para que a credibilidade seja um fator determinante quando se sabe que essa é uma exigência cada vez maior dos consumidores que compram pela internet.

O interesse dos participantes foi tão grande que ficou acertada a realização de um curso para 20 empresários sobre o mesmo assunto, com aulas práticas de como usar as redes sociais nos seus negócios. Os interessados devem procurar o Sebrae Aqui, na sede da ACIJ, para fazer sua inscrição.