Vereador pede informações sobre possibilidade de PPP com clínicas psiquiátricas para atendimentos em saúde mental
- Alexandre Ribeiro Carioca
- 9 de set.
- 2 min de leitura
Requerimento de Leandro Bigotto foi aprovado por unanimidade nesta segunda, dia 8, na 1833ª Sessão Ordinária da Câmara
Por meio do Requerimento nº 158/2025, o Vereador Leandro Antonio Bigotto (PL) pediu à Prefeitura informações sobre a possibilidade de realização de parceria público-privada – PPP com clínicas psiquiátricas de Jales, visando a ampliar a capacidade de atendimento em saúde mental principalmente do público infantil. A propositura foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, dia 8 de setembro, na 1833ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jales.
Na ocasião, o Edil mencionou o Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente – CIACA. “Primeiro quero parabenizar o trabalho do CIACA, que é muito bem-feito na nossa cidade. São profissionais de excelência, que fazem ótimos atendimentos. O meu questionamento é sobre a fila de espera. Infelizmente crianças com Transtorno do Espectro Autista e várias doenças psicológicas estão em uma fila de espera, e muitas das famílias não têm condições financeiras para pagarem um tratamento desse”, lamentou Bigotto.

O parlamentar explicou que elaborou o Requerimento para saber se há possibilidade de aumento desse atendimento e se há possibilidade de ser feita PPP, “já que temos muitas clínicas particulares de excelente qualidade na nossa cidade, para desafogar essas filas”. “Então é um grito de socorro de muitas famílias que têm suas crianças precisando de tratamento e estão em uma fila de espera”, reforçou.
No Requerimento, Bigotto afirmou que o CIACA enfrenta atualmente uma grande demanda reprimida, com lista de espera de crianças, adolescentes e adultos que necessitam de acompanhamento psiquiátrico e psicológico, e alertou que tal situação vem ocasionando sérios prejuízos à saúde da população e sobrecarregando os serviços públicos municipais.
Também mencionou que clínicas psiquiátricas já existentes em Jales possuem capacidade técnica e estrutura que poderiam contribuir para o atendimento especializado em saúde mental, e destacou que uma PPP poderia reduzir a fila de espera, ampliar a rede de atendimento e garantir maior eficiência na gestão da saúde pública, assegurando tratamento digno e imediato aos munícipes.
A partir desses argumentos, o Edil perguntou ao Executivo, no Requerimento, se existe estudo de viabilidade para a realização de PPP com clínicas psiquiátricas da cidade.
Caso não haja estudo em andamento, o parlamentar quis saber se há intenção de o Poder Executivo adotar essa medida, diante da elevada demanda reprimida.
Outra dúvida de Bigotto foi quais providências vêm sendo adotadas pelo município para se reduzir a fila de espera de pacientes que necessitam de atendimento psiquiátrico e psicológico.
Por último, o Vereador indagou se existe previsão orçamentária ou busca de recursos estaduais/federais para se fortalecer a rede de atenção em saúde mental no município.
Comentários