top of page

Vacina Meningocócica C é ampliada temporariamente para professores e agentes de ensino


A Secretaria de Saúde de Jales, seguindo orientação do estado, ampliou temporariamente a vacinação contra meningite meningocócica C para professores e agentes da organização de ensino.


A ampliação é temporária até o mês de julho ou até o fim do estoque. A extensão do público-alvo tem o objetivo de proteger a população contra doença meningocócica do sorogrupo C, ampliar as coberturas vacinais e evitar a circulação da doença no país.



São considerados trabalhadores da educação todas as pessoas que compõem o quadro de pessoal de uma escola, ou seja, professores, especialistas e funcionários das instituições públicas e privadas e em todos os níveis de ensino.


Para se vacinar, basta procurar a unidade de saúde com sala de vacinação (Roque Viola, Arapuã, Novo Mundo, Municipal, São Jorge, Jacb e Núcleo Central de Saúde) mais próxima do seu bairro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. É necessário apresentar Cartão SUS, CPF, carteira de vacinação e comprovante de vínculo empregatício.


Na rotina, a vacina meningocócica C é administrada para crianças de até dez anos de idade e trabalhadores da saúde. Para adolescentes de 11 a 14 anos, está incluída também a vacina ACWY, que protege contra quatro tipos de meningite.


A meningite C é uma doença que pode ser prevenida por meio da vacinação. Ela se caracteriza por ser uma infecção das membranas que recobrem o cérebro. A vacinação é a principal maneira de prevenir a doença.

bottom of page