Superintendente do IMPSJ participa de evento da CMN com mais de 700 gestores em Campinas
- Alexandre Ribeiro Carioca

- 17 de jul.
- 2 min de leitura
Mais de 700 gestores municipais qualificados participaram da primeira edição do Conexão CNM na cidade de Campinas-SP. Durante os dias 15 e 16 de julho, capacitação e imersão em conhecimento técnico nortearam as palestras de mais de dez áreas disponibilizadas para os gestores municipais. A capacitação, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), acontece pela primeira vez e trouxe até o município paulista mais de 10 especialistas para qualificar os participantes dos mais de 600 Municípios do Estado. A expectativa é que o Conexão CNM aconteça em todos os Estados do Brasil.

Os participantes puderam escolher entre dez áreas temáticas e receber conhecimento que serão utilizados no cotidiano dos Municípios paulistas. Dentre as áreas temáticas que foram abordadas estavam Saúde, Educação, Saneamento, Assistência Social, Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Consórcios, Legislativo Municipal, Pauta Municipalista, Previdência e Jurídico. A previdenciária é considerada uma das mais importantes, já que o regime de Próprio de Previdência, adotado pela maioria dos municípios enfrenta sérios problemas de financiamento.
O superintendente do IMPSJ (Instituto Municipal de Previdência Social de Jales), João Eduardo Lima Carvalho, esteve presente.
Segundo ele, "o evento foi uma experiência extremamente enriquecedora e se consolidou como um espaço de troca, aprendizado e fortalecimento da atuação municipal. Na temática de Previdência, da qual tive a oportunidade de participar, os debates foram altamente relevantes para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Foram abordados temas cruciais como o cálculo atuarial, os déficits previdenciários, a modernização da gestão e o gerenciamento dos institutos. A programação trouxe especialistas e experiências que, com certeza, contribuirão para aprimorar a gestão previdenciária em nosso município."
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, de forma remota, juntamente com o presidente da Associação Paulista de Municípios (AMP), Fred Guidoni, que acompanhou todo o evento, finalizaram a programação. Ziulkoski lamentou não poder participar da programação e justificou que ele e todos os outros membros da diretoria estão mobilizados pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 pelo Congresso Nacional.

“Vamos continuar a luta, mais adiante faremos outros eventos em São Paulo e esperamos contar com a presença de todos vocês e demais membros das suas prefeituras”, disse.
Além disso, a CNM também intensificou a atuação institucional com a apresentação da área de Relacionamento Institucional, que falou sobre cada uma das salas temáticas e o trabalho institucional da CNM.
Liderados pelo gerente Thiago Carvalho, o analista técnico Roberto Meneguini e os consultores da CNM Gisele Tonchis e Cláudio Paranhos, os especialistas falaram sobre os benefícios dos Municípios serem contribuintes com CNM, assim como sobre todas as vantagens que os prefeitos e demais gestores podem ter, como acesso a conhecimento e informações tanto em visita à sede da CNM, quanto em atendimento remotos. Eles falaram ainda da Carteira Nacional de Prefeitos, um documento institucional da CNM que facilita a identificação dos gestores municipais.











Comentários