top of page

Sistema de cadastro de pacientes demora para liberar internações na Santa Casa


Os vereadores Deley Vieira (DEM) e Andrea Moreto (Pode), em requerimento, questionaram a Santa Casa de Misericórdia de Jales se os leitos para internação de pacientes do SUS foram reduzidos.

Os parlamentares explicaram que receberam relatos de pacientes e familiares que afirmaram terem dificuldades para internar pacientes encaminhados ao hospital para internação. Alguns pacientes com fraturas ósseas disseram ter esperado mais de uma semana para atendimento.

Vieira e Moreto indagaram à Santa Casa se os recursos enviados pelos Governos Federal e Estadual eram suficientes para oferecer atendimento hospitalar a todos os pacientes que precisam de internação e o que era necessário para agilizar os atendimentos em casos de ortopedia.

Em resposta ao requerimento, a Santa Casa informou que o hospital possui 114 leitos, a mesma quantidade do período pré-pandemia, dos quais 89 são exclusivos do Sus.

Segundo a Santa Casa, o déficit financeiro da instituição, em 2021, foi de R$ 874 mil. A falta de recursos financeiros não tem afetado os atendimentos e internações, no entanto, a longo prazo serão necessárias ações para minimizar demissões, fechamentos de leitos e redução de oferta de serviços em saúde.

A Santa Casa informou que a gestão de filas para atendimento dos pacientes em ortopedia não é de competência do hospital, que é apenas um prestador de serviços. O Cross possui regras de agendamento e o solicitante consegue horários com espera de, no mínimo, 48 horas da data da inserção no sistema.

De acordo com a instituição, uma forma de auxiliar nos atendimentos em ortopedia não enquadrados em urgência, seria os municípios da Comissão de Intergestores Regional de Jales (Cir) implantarem um serviço de imobilização com gesso e analgesia, até que o paciente seja admitido em ambulatório de ortopedia. O Cir de Jales possuiu um consórcio de saúde, podendo disponibilizar esse serviço na Upa. Os municípios de outras Cir que adotaram tal medida conseguiram melhorar o atendimento de seus munícipes e diminuir o nível de insatisfação dos pacientes.

Assessoria da Câmara

bottom of page