top of page

Prefeitura de Jales reforça importância da vacinação contra a febre amarela

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 19 de set.
  • 2 min de leitura

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está reforçando a importância da vacinação contra a febre amarela para pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, que ainda circula em diversas regiões do país.

A Secretaria Estadual de Saúde emitiu um alerta especialmente voltado aos romeiros que participarão das peregrinações de Nossa Senhora Aparecida, no feriado de 12 de outubro. Segundo a recomendação, devem receber a vacina: crianças a partir de 6 meses; gestantes; pessoas acima de 60 anos; mulheres que estejam amamentando bebês menores de 6 meses e pessoas que nunca foram vacinadas contra a doença.

ree

A aplicação da dose deve ocorrer com, no mínimo, 10 dias de antecedência da viagem para garantir a eficácia da proteção. Também é recomendado que sejam reforçados cuidados adicionais, como o uso de repelentes, roupas que cubram braços e pernas, e a busca imediata por atendimento médico diante de sintomas como febre alta, dores no corpo, icterícia ou vômitos.

A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida por mosquitos, que pode variar de formas leves a quadros graves e fatais. A vacinação é a principal medida de prevenção. Em Jales, a vacina está disponível nas seguintes unidades de saúde que possuem sala de vacinação: São Gabriel, Roque Viola, Paraíso, Oiti, São Jorge, Municipal, Novo Mundo, Arapuã, JACB e Núcleo Central de Saúde.

A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, orienta a população a procurar a unidade mais próxima e manter a vacinação em dia. “Vacinar-se é um ato de cuidado com a própria saúde e também com a saúde de toda a comunidade”, destacou.

Comentários


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page