top of page

Prefeitura de Jales inaugura sede da Secretaria Municipal de Educação na presença de centenas de pes

Depois de ter superado as médias estadual e nacional no Ideb, ter entregue mais de 19 mil uniformes escolares no início da semana, concluído o processo licitatório para a reforma de cinco unidades escolares, a Secretaria Municipal de Educação encerrou a semana com mais uma conquista: a inauguração de sua sede no Jardim do Bosque, em solenidade para centenas de pessoas na manhã da quinta-feira, 29 de setembro, na presença do prefeito Luis Henrique Moreira, da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira e da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi.

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Bismark Kuwakino, os vereadores Andréa Moreto, Bruno de Paula, Deley Vieira e Elder Mansueli, a supervisora de ensino Marisley Berceli, as filhas da homenageada com o nome da sede “Laura Freitas de Paula”, Lucelaine e Luciane, a sobrinha que falou em nome de todos os familiares presentes, Ana Alice de Castilho Andreo, a ex-secretária de Educação, a professora doutora Adriana Campos, a pastora da 1ª Igreja Batista de Jales, Amélia Matos, servidores da Educação da ativa e aposentados, alunos do projeto de tempo integral da EM Professor Osvaldo Soler, representantes de instituições de ensino da cidade, da comunidade, secretários municipais, servidores públicos municipais e imprensa.

O prédio onde foi inaugurada a sede da Secretaria de Educação abrigou a Associação dos Deficientes Físicos da Região de Jales - ADERJ. No ano de 2018 o prédio passou a integrar o quadro de infraestruturas ligadas à Prefeitura de Jales, mas somente na atual administração o espaço passou por reformas e adequações para poder abrigar a Secretaria Municipal de Educação, gerando economia, conforto, segurança e agilidade aos servidores públicos que atuam na pasta. “O prédio está adequado às necessidades da Secretaria, contando com recepção, sala da secretária, sala de xérox, setor administrativo e pedagógico, sala de reuniões e formação, cozinha, almoxarifado, garagem para os ônibus e veículos da secretaria. Para as devidas e necessárias adequações e instalações da Secretaria, foram investidos recursos próprios do município, prezando a economia, praticidade e funcionalidade dos espaços”, frisou o secretário de Administração, Reginaldo Viota, que conduziu a solenidade.

Alunos do Projeto de Tempo Integral da Escola Municipal Profº. Oswaldo Soler realizaram a bela apresentação da música “Toc Toc” e conferiram alegria e emoção à cerimônia.


A supervisora de ensino Marisley Berceli foi a primeira a fazer o uso da palavra e contou sobre a trajetória da pasta, desde quando era um departamento, até ser transformada em secretaria municipal. Ela falou ainda sobre a inauguração das primeiras escolas municipais do município e se emocionou ao agradecer ao prefeito Luis Henrique e à vice Marynilda por se preocuparem e oferecerem espaço adequado para abrigar a sede da secretaria. O presidente da Câmara, Bismark Kuwakino, também elogiou a educação jalesense, comparando a de um país de primeiro mundo, onde já residiu, e disse que é uma honra para a cidade ter ensino de qualidade e de excelência, referência para outros municípios do país. A ex-secretária Adriana Campos, ressaltou o trabalho dos servidores da Educação, que mesmo durante a pandemia da covid-19, conseguiram manter a qualidade do ensino. Ela lembrou que quando veio de Minas Gerais para São Paulo ficou encantada com a qualidade e competência dos gestores do município de Jales.

A sobrinha da homenageada com o nome da Secretaria Municipal de Educação “Laura Freitas de Paula”, Ana Alice de Castilho Andreo, ao lado das filhas da dona Laura, Lucelaine e Luciane, disse que “foi com muita emoção e gratidão que nós, familiares, recebemos o comunicado de que a minha tia Laura receberia o nome da Secretaria de Educação. Aceitei com honra falar da ‘tia Laura’ que representa um pouco da história de Jales e tanto contribuiu para a formação de tantas crianças e jovens de nossa cidade. Minha tia deu aulas em escolas da periferia de Jales, em Palmeira d’ Oeste e depois na EE Dom Artur Horsthuis. Seu sonho era ser alfabetizadora. Enfrentou muitos desafios, mas superou todos em nome da Educação, nunca desanimou, foi sempre uma guerreira. Como professora deixou saudade entre os alunos e profissionais da educação. Tia Laura tratava cada aluno como se fosse seu filho. Ela deixou seu legado entre seus filhos, sobrinhos, netos, ex-alunos e amigos com quem conviveu. Essa homenagem não substitui a falta que ela nos faz, mas aquece nossos corações. Nos faltam palavras para agradecer uma homenagem tão significante. Agradecemos ao prefeito Luis Henrique e a vice Marynilda por nos entregarem uma obra como esta. Com o nome da nossa amada Laura Freitas de Paula”.

A vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi, emocionada, fez uso da palavra. “Que alegria poder receber cada um de vocês aqui nesta manhã. Primeiramente preciso ser grata a Deus pela oportunidade que tenho de mais um dia e de poder fazer parte desta administração que com olhos voltados para o futuro, não mede esforços em favor do nosso povo. Meu principal cumprimento vai para aquele que posso chamar de meu amigo e prefeito, inspiração para mim, um grande e destemido gestor, o prefeito Luis Henrique, a quem estendo carinhosamente a nossa primeira dama Alziane. Minha gratidão Luis, por tudo que você tem feito”. Marynilda também agradeceu aos vereadores, ex-secretários municipais de Educação, servidores da Educação e a todos que estavam presentes. “A sede da Secretaria Municipal de Educação é um sonho realizado. Quando chegamos aqui para iniciar a reforma e adequação, alguns diziam que demoraria muito tempo, outros não acreditavam, o ambiente não era nada agradável, mas com muita coragem, garra e determinação, foi possível. O resultado que temos hoje é a soma de esforço, dedicação e muito trabalho. Muito obrigada a cada um de vocês que se dedicaram a realizar esse sonho”.

O prédio da sede da Secretaria de Educação recebeu muitas melhorias por meio de reformas e adequações, pintura, jardinagem, identificação visual, móveis e equipamentos novos, sistema de monitoramento e o mais importante, qualidade, segurança e conforto para os servidores.

O prefeito Luis Henrique falou das conquistas da Educação e das muitas coisas boas que estão acontecendo em Jales. “Recebemos a nota do Ideb e Jales se destacou com o melhor índice de nossa região, acima de muitas cidades da região, também acima da média nacional e estadual. Esse resultado é fruto do trabalho das supervisoras, coordenadora municipais, diretoras, vice-diretoras, coordenadoras pedagógicas, professores, educadores, agentes, enfim, de todos os servidores lotados na Secretaria de Educação que se dedicam a oferecer tudo que é necessário para o aprendizado”. O prefeito disse que governar Jales “é um privilégio que faço com responsabilidade e respeito a cada um. Ao lado da Marynilda, quero deixar um legado de trabalho e comprometimento. Um legado de responsabilidade e transformação, por isso nosso compromisso é com Jales. Parabéns Marynilda pelo trabalho à frente desta pasta. Parabéns a todos os servidores da Educação”.

Antes do encerramento, a pastora Amélia de Matos, da Primeira Igreja Batista em Jales, foi convidada a orar pedindo a benção de Deus para a sede da Secretaria de Educação, às famílias e convidados e ao município de Jales.

bottom of page