top of page

Prefeitura coloca em funcionamento o Centro Dia do Idoso

Na manhã da segunda-feira, dia 5 de junho, na presença do prefeito Luis Henrique Moreira, da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, da secretária de Desenvolvmento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, da coordenadora do CDI, Raquel Ferreira Silva de Paula, de secretários municipais, de servidores do CDI, servidores públicos municipais e dos vereadores Andréa Moreto, Bismark Kuwakino, Bruno de Paula, Deley Vieira dos Santos e , Elder Mansueli, foi colocado em funcionamento o Centro Dia do Idoso (CDI), denominado Alfredo Augusto de Oliveira Gonçalves. A obra teve início em maio de 2014, sofreu diversas paralisações e, somente na atual administração, foi finalmente inaugurada.


O CDI possui amplas e modernas instalações na Rua 13, ao lado da escola municipal Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, anexas ao Estádio Municipal. O Centro Dia do Idoso é um equipamento do Programa SP Amigo do Idoso, que oferece cuidados e atividades socioassistenciais durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando e não podem cuidar adequadamente da pessoa idosa semidependente. No local, serão oferecidos alimentação, atividades de lazer, cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, dormitórios para descanso e sala de convivência e enfermaria. O espaço atenderá idosos com mais de 60 anos que estejam em situação de vulnerabilidade.


Emocionada, a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Fonseca Cardoso, disse que o CDI é um equipamento muito aguardado e que será de grande importância para o município. “Nesse espaço nós queremos acolher, com muito carinho, muito respeito e muito amor, para que seja uma extensão da casa de vocês. Quero que cada um de vocês, se sintam como se estivessem em sua própria casa. Por isso, sejam todos bem-vindos. Prefeito Luis Henrique e vice Marynilda, muito obrigada por me proporcionar a honra de iniciar esse serviço nessa gestão. Parabéns por cada inauguração, cada luta, cada conquistas que vocês estão proporcionando para Jales”.


A coordenadora do Centro Dia do Idoso, Raquel Ferreira Silva de Paula , falou sobre o funcionamento do CDI. “O CDI é um serviço destinado a idosos com idade igualou superior a 60 anos, que possui sem dependência, que a família precisa trabalhar, que fica sozinha em casa sem ter quem possa prestar atendimento adequado, que está excluso da sociedade. Aqui nós vamos prestar atendimento, promoção de saúde, promover o bem-estar e a autonomia dos idosos, oferecer trabalho de fortalecimento de vínculos com as famílias. O serviço do CDI é muito importante para a evolução dos idosos e de suas famílias. Aqui vamos trabalhar para superar situações de violações de direitos. Vamos funcionar de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas, oferecendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, banho, atividades físicas de relaxamento, caminhadas, passeios externos, atividades recreativas e lúdicas para desenvolver a memória e o raciocínio lógico, entre outras”.

O prefeito Luis Henrique ressaltou que “com a abertura do Centro Dia do Idoso nós vamos avançar na criação de uma cultura para o envelhecimento ativo, com dignidade e respeito, pois, espaços como este possibilitam que nossos idosos possam viver mais e melhor, tendo vida digna e mais saudável. Hoje estou emocionado, afinal não tem como não se emocionar ao entrar aqui e ver esse trabalho, esse espaço, as pessoas da terceira e melhor idade, suas famílias, e saber que tudo isso é para vocês. É gratificante e emocionante ver o Centro Dia do Idoso deixar de ser um projeto, sair do papel e virar realidade. Quero aproveitar e agradecer a parceria que o Executivo está tendo com o Poder Legislativo, recebendo apoio de grande parte dos vereadores em questões importantes como essa do acolhimento às pessoas da terceira idade, e tantas outras questões em prol do crescimento e desenvolvimento de Jales e do bem-estar e qualidade de vida da nossa população. Desejo que cada idoso que frequentar esse espaço sinta como se estivesse em sua casa”.

Comments


bottom of page