top of page

Palestra na AERJ destaca um novo olhar sobre arborização


É preciso conhecer a nossa biodiversidade para saber quais a espécies se adaptam à nossa região através de estudos e pesquisas, procurando verificar o que é melhor para cada projeto. A recomendação foi transmitida pela engenheira agrônoma e doutora em recursos florestais Lara Comar Riva, durante palestra na AERJ (Associação dos Engenheiros da Região de Jales) na última quinta-feira, dia 21 de março, com apoio do Sistema Confea/Crea e Mútua.  

Ela destacou a importância dos engenheiros, florestais, ambientais e agronômicos, sendo que estes últimos são fundamentais para o manejo, fazendo com que as plantas se desenvolvam e cresçam da melhor forma possível.



A palestrante lembrou que uma lei de 2021 visa o pagamento pelos serviços ambientais, explicando que hoje se entende que as árvores e toda vegetação prestam serviços para a sociedade, contribuindo para a infiltração da água, sombreamento, diminuição da temperatura e aumentando a umidade do ar.

Essa lei, segundo Lara, vai começar a fomentar esse olhar para as árvores como prestadoras de serviços, com a liberação de recursos para as cidades, para que elas consigam fomentar o plantio com essa nova visão.

A região ainda não tem um projeto nesse sentido, pois como lembrou a palestrante esse período é de conscientização, com um novo olhar sobre a arborização, mesmo porque a lei ainda não foi implantada.

A coleta de sementes também é importante, segundo a palestrante, necessitando de algumas diretrizes que precisam ser destacadas para que se consigam espécies mais distantes e diferentes possíveis, aumentando a biodiversidade, sendo que as do cerrado são as mais recomendadas para a região.


bottom of page