top of page

OBRA HISTÓRICA: Rumo e Prefeitura de Jales inauguram novo viaduto sobre a linha férrea

Mais segurança e mobilidade


Com informações da Assessoria da RUMO Os motoristas que circulam pelo bairro Jardim Paulista, no município de Jales, vão passar pelo novo viaduto inaugurado pela prefeitura e a Rumo, nesta quarta-feira (31). O viaduto Delegado de Polícia “Dr. Sebastião Biazi” passa sobre a linha férrea na altura da Rua Arujá e vai acabar com os riscos de acidente no cruzamento com os trens que circulam pela região.

O viaduto foi inaugurado nesta quarta-feira (31) pelo prefeito Luis Henrique dos Santos Moreira, junto com autoridades municipais, e o Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani. A obra, que era aguardada há décadas pelos moradores da região, neste ano saiu do papel e virou realidade no município.


O viaduto Delegado Sebastião Biazi sendo inaugurado pelos representantes da RUMO, o prefeito Luis Henrique Moreira e a primeira dama Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi e a mulher do homenageado.

A Rumo investiu cerca de R$7 milhões na construção do viaduto. As obras começaram em março deste ano. O viaduto tem mão dupla para circulação de veículos e substitui a passagem em nível sobre a linha férrea na Rua Maranhão. A obra foi possível graças às obrigações assumidas pela Rumo em função da Renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista.


O prefeito Luis Henrique parabenizou a mulher, irmão e sobrinho do policial que dá nome ao viaduto, aos funcionários da RUMO e da empreiteira que realizou a obra, e agradeceu à parceira da Câmara Municipal, representada por vários vereadoes na cerimônia, aos ser vidores municipais e moradores dos bairros adjacentes.

"É um dia memorável que ficará marcado eternamente no coração de todos nós.Encontrei uma moradora que me contou que a mãe dela aguarda este viaduto há mais de 40 anos".


Luis Henrique pediu aos presentess que aplaudissem toda equipe da RUMO e fez questão citar o emprenho dos prefeitos que o antecederam. "Não poderia estar aqui sem lembrar daqueles que me antecederam e se empenharam para que essa obra se realizasse e que contribupíram muito".

“A inauguração desta importante obra é um ganho para todos que circulam aqui pela região. Melhora a mobilidade urbana da cidade e aumenta a segurança para os motoristas e pedestres, pois eliminamos o cruzamento em nível com a linha férrea. A operação ferroviária também ficará melhor, já que não existem mais riscos de colisão”, afirmou o Gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino De Stéfani.


O viaduto Delegado de Polícia “Dr. Sebastião Biazi” passa sobre a linha férrea na altura da Rua Arujá e vai acabar com os riscos de acidente no cruzamento com os trens.

O novo viaduto tem uma alça de acesso que se inicia na esquina da Avenida Minas Gerais com a Rua do Lavrador, passa sobre a linha na altura da Rua Arujá, no Jardim Paulista, e termina na Rua Goiás, no Jardim São Gabriel.


Sobre a Rumo

A Rumo administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovia no país e o principal corredor logístico está concentrado entre os Estados de Mato Grosso e São Paulo. Todos os dias são embarcadas mais de 80 mil toneladas de grãos em Rondonópolis (MT) em direção ao Porto de Santos. Atualmente, passam pela região de Jales mais de 20 trens por dia.

Boa parte desse fluxo são de composições com 120 vagões com capacidade para transportar cerca de 11.500 toneladas úteis -- volume equivalente à capacidade de 261 caminhões.

Em 2021, mais de 60 milhões de toneladas foram transportadas pelas ferrovias administradas pela Rumo em todo o país.

bottom of page