top of page

O Futuro é Feminino - Artigo da coordenadora do curso de Letras do Unijales

A coordenadora do curso de Letras do UNIJALES, Kátia Cassuchi, escreveu um artigo sobre a experiência de ter participado da peça "Simplesmente Mulheres", realizada no Teatro Municipal de Jales na noite de terça-feira, 30 de agosto. Kátia acompanhou seus alunos e relatou suas sensações concebidas durante o espetáculo.


Assessoria Unijales

O Futuro é Feminino!


Na noite do dia 30 de agosto de 2022, no Teatro Municipal de Jales, aconteceu o

espetáculo teatral Simplesmente Mulheres, produzido pela Escola Livre de Teatro de Jales, com o texto de Elaine Sgobi. Intimista, interativo e representativo, assim foi o show da dramaturgia jalesense.

Unijales
Kátia Cassuchi – Coordenadora do curso de Letras do Centro Universitário de Jales - UNIJALES

Apesar da herança social patriarcal, a mulher tem-se inserido no papel de protagonista de sua história assumindo novas funções e representações no mundo contemporâneo.

Através do grito: Ei, mundo! repetido por uma das atrizes, várias vezes, e ao som da música "Maria da Vila Madalena", de Elza Soares, especialmente no trecho: "Aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço...”, foi possível sentir a voz que precisa sair e ser disseminada.

Ademais, retratos sem fotos, misturados a grandes nomes de mulheres brasileiras,

deram à plateia o direito de pertencimento durante a narrativa - Eu sou essa mulher e posso me libertar também - não há a necessidade de quebrar o paradigma da organização familiar em que a matriarca cuida da casa, emprego e filhos, contudo, a contribuição e o respeito masculino precisam fazer parte do novo modelo do futuro feminino.

Diante de mulheres lembradas em cena, um trecho da feminista francesa Simone de

Beauvoir casa com a proposta da peça: Já tinha aprendido que a minha vida, como

toda vida humana, eu mesma preparo para mim. E a substância dessa vida que o

mundo me concede é sempre esmagada, esquartejada, dilacerada. Não se nasce

mulher. A gente se torna mulher.

- Ei, mundo, somos simplesmente mulheres!



bottom of page