Mutirão da Saúde já realizou mais de 950 exames de imagem e reduziu filas em Jales
- há 2 horas
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Jales segue avançando com o Mutirão da Saúde e já contabiliza mais de 850 exames de ultrassonografia e quase 100 exames de endoscopia digestiva realizados desde o início da ação, em outubro de 2025. A iniciativa, lançada como medida estratégica para reduzir filas e agilizar exames de imagem e endoscopias digestivas, já apresenta resultados expressivos, com a diminuição considerável da demanda reprimida no município.
O Mutirão da Saúde tem como foco acelerar diagnósticos, garantir mais agilidade no atendimento e oferecer um cuidado mais humanizado à população. A maior parte da demanda concentrava-se em ultrassonografias gerais e obstétricas, além de endoscopias digestivas.

De acordo com a coordenadora do mutirão, Alessandra Dias Marin, “os exames estão sendo realizados por meio de uma importante parceria entre a Prefeitura de Jales, o Centro Regional de Imagem (CRI) e a Santa Casa de Jales, assegurando qualidade, segurança e rapidez nos atendimentos. A ação também conta com uma Central de Vagas exclusiva, criada para organizar os agendamentos, revisar pedidos antigos junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e garantir mais transparência ao processo”.
“Com os avanços já alcançados, o impacto do Mutirão da Saúde é significativo, especialmente no atendimento às gestantes. Com 850 exames de ultrassom realizados no CRI, a iniciativa está impactando positivamente a saúde das gestantes, dos bebês e de toda a população em geral”, ressaltou Alessandra.
A melhoria no atendimento pré-natal já é uma realidade, garantindo que todas as gestantes realizem seus exames de forma adequada e no tempo certo, fundamental para identificar precocemente qualquer alteração e assegurar um acompanhamento seguro durante a gestação. A ampliação da oferta também tem possibilitado o diagnóstico precoce de diversas condições, permitindo encaminhamentos mais rápidos para tratamento e para os serviços de referência, aumentando as chances de sucesso nos cuidados de saúde.
Além disso, a fila de espera, que desde outubro de 2025 contabilizava cerca de 2.000 exames aguardando agendamento, já foi reduzida consideravelmente. Com a organização das prioridades e a força-tarefa implantada pelo município, os atendimentos estão sendo agilizados, garantindo mais eficiência, dignidade e resolutividade para a população de Jales.
A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, destacou que o resultado é fruto de planejamento e compromisso com a população. “O Mutirão da Saúde demonstra que, com organização, responsabilidade e parceria, é possível transformar a realidade da nossa rede municipal. Estruturamos uma Central de Vagas exclusiva, reorganizamos a fila e ampliamos a oferta de exames. Hoje já percebemos a redução significativa da demanda reprimida e, principalmente, mais segurança e tranquilidade para nossas gestantes e pacientes”, afirmou.
O prefeito Luis Henrique ressaltou que a iniciativa representa um avanço importante na saúde pública do município. “Assumimos o compromisso de enfrentar a fila de exames e garantir mais agilidade no atendimento. Hoje, com mais de 850 ultrassonografias realizadas e de quase 100 endoscopias digestivas, vemos que o Mutirão da Saúde é um sucesso. As filas reduziram consideravelmente e estamos oferecendo um serviço mais digno, eficiente e humanizado para a nossa população. Seguiremos trabalhando para ampliar ainda mais o acesso e fortalecer a saúde em Jales”, concluiu.







