Mutirão contra a Dengue seguirá até o dia 6 de março. Confira os próximos bairros
- Alexandre Ribeiro Carioca

- 11 de fev.
- 3 min de leitura
A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Equipe de Controle de Dengue, continua realizando até o dia 6 de março o grande Mutirão contra à Dengue, iniciado no dia 21 de janeiro. O objetivo é seguir eliminando os focos do mosquito Aedes aegypti e orientar a população sobre medidas preventivas.
A ação conta com equipes de agentes de saúde e agentes de combate a endemias, que estão percorrendo todos os bairros da cidade. As secretarias municipais de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, de Agronegócios e Bem-estar Animal, de Comunicação e de Educação, também são parceiras das ações.
Visitas casa a casa, com inspeção de quintais e terrenos baldios, remoção de materiais que possam acumular água, além da entrega de orientações e materiais informativos fazem parte das ações do mutirão.

A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, destaca a importância da colaboração dos moradores. “É de extrema importância que a população continue permitindo o acesso das equipes em suas casas e que ajudem os agentes de saúde na coleta desses materiais, adotando as medidas indicadas. Somente com a união de todos vamos vencer essa guerra contra a dengue”.
O prefeito Luis Henrique frisou que “o momento continua crítico devido ao aumento do índice de chuvas e a proliferação do mosquito transmissor, portanto, a colaboração dos moradores é essencial para que tenhamos êxito em nossas ações de combate. Jales já decretou estado de emergência e nosso mutirão pode contribuir para que possamos diminuir a presença dessa doença na cidade”.
Vale ressaltar que o Mutirão contra a Dengue irá recolher apenas objetos que acumulam água e servem de criadouro do mosquito Aedes aegypti.

A Chefe de Divisão de Combate aos Vetores e Endemias do Departamento de Vigilância Sanitária, Vanessa Luzia Silva Tonholi, informou que até a segunda-feira, dia 10 de fevereiro, haviam 1464 notificações de dengue, sendo 478 positivos residentes em Jales, 370 negativos (residentes em Jales) e 508 em investigação (residentes em Jales). Já os residentes em outros municípios são 48 positivos, 19 negativos e 41 em investigação.
Vanessa reforçou ainda a importância de combater focos de água parada e adotar medidas preventivas contra a dengue. “O mosquito Aedes aegypti transmite quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, que apresentam distintos materiais genéticos e linhagens. As pessoas que já tiveram dengue por um sorotipo e contraem a doença novamente por outro sorotipo têm um risco maior de evolução para a forma grave. Somente com esforços conjuntos podemos reduzir significativamente o risco de transmissão da dengue em Jales e região”, destacou Vanessa.
O cronograma do mutirão está disponível nas redes sociais e site da Prefeitura (www.jales.sp.gov.br e @prefeituradejales).
Cronograma do mutirão:
07/02 a 12/02: Paraíso, América, São Judas, Vila União.13/02 a 14/02: Trianon, Europa, Nova Vida, Vila Rodrigues, Micena, Elizabete, Santa Inês, Jardim Brasil, São Jorge.17/02 a 19/02: Jardim Pires de Andrade, Jardim Eliza, Chácara Bandeirantes, IV Centenário, Alto do Ipê, Jardim das Palmeiras, Residencial São Lucas, Vila Santa Isabel, Oiti, Jardim Primavera, Chácara Alto do Marimbondo.20, 21 e 24/02: Maria Silveira, Maria Paula, Jardim Morumbi, Paineiras, Nova Iorque, Jardim Soraia, São Francisco, Jardim Tropical, Jardim Neuza Stelutti, Honório Amadeu, Vila Pinheiro, Jardim Bom Jesus, Parque São Bernardo.25/02 a 27/02: Jardim Romeiro, Monterey, Residencial Rodrigues, Municipal, Bosque, Parque das Flores, Aeroporto, Parque Industrial I, Vila Talma, Jardim Tangará, Jardim Eldorado.28/02 a 06/03: Centro.











Comentários