Jales se consolida como referência regional na gestão do Bolsa Família e Cadastro Único
- Alexandre Ribeiro Carioca
- há 9 horas
- 2 min de leitura
O município de Jales se destaca na região pelo excelente desempenho na gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, alcançando 90,1% no Índice de Gestão Descentralizada (IGD-M) em setembro de 2025, bem acima da média nacional de 86,8%.
O IGD-M avalia a qualidade da gestão municipal em quatro áreas: atualização cadastral, acompanhamento das condicionalidades de saúde e educação, adesão ao SUAS, prestação de contas e parecer dos Conselhos de Assistência Social. Quanto maior o índice, mais eficientes e integradas são as ações do município, garantindo que os benefícios cheguem efetivamente às famílias.

Destaque regional
Comparando com municípios que compreendem o trecho entre São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul, Jales liderou em vários indicadores, e obteve o maior índice IGD-M.
Segundo Reginaldo Viota, secretário municipal de Desenvolvimento Social, “Superar a média nacional é resultado de dedicação, compromisso e trabalho coordenado de toda a equipe. Cada atualização cadastral e cada acompanhamento das famílias representam cuidado real com quem mais precisa.”
A coordenadora do CRAS, também Coordenadora do Cad. Único, Nilcerama Veroneis Rossini, acrescenta, “Nosso trabalho vai muito além de números. Cada visita, cada atendimento e cada orientação são momentos de atenção e acolhimento. Esse índice mostra que estamos fazendo a diferença na vida das famílias jalesenses, por possibilitar o acesso a Benefícios, Programas e Serviços.”
O prefeito Luis Henrique reforça, “Jales é exemplo de gestão social na região. Investir em programas sociais como o Bolsa Família, significa transformar vidas, oferecer oportunidades e garantir dignidade às famílias. Esse resultado é motivo de orgulho para todos nós.”
Atendimento e investimento – outubro de 2025
Em outubro de 2025, o número de beneficiários no município foi de 1.410 famílias, totalizando 3.695 pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, com investimento de R$ 884.999,00 e benefício médio de R$ 631,69.
Com essa gestão eficiente, humanizada e orientada por resultados, Jales se consolida como referência regional, garantindo que os recursos públicos façam diferença real na vida das famílias mais vulneráveis.







