top of page

Homem de 68 anos com comorbidades morre de dengue em Jales


Um homem de 68 anos que tinha acabado de passar pela covid-19 e tinha outros problemas de saúde, é a primeira vítima da dengue em Jales neste ano. Ele morreu no dia 24 de fevereiro. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Jales.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os resquícios da covid-19 e até da própria dengue podem agravar o quadro de saúde e ser potencializadores dos sintomas, inclusive aumentando as chances de óbito.


A Vigilância Epidemiológica tem aplicado veneno contra o mosquito Aedes em vários pontos da cidade, mas os casos de dengue continuam altos e a cidade se encontra em epidemia da doença

Até a manhã de quinta-feira, Jales tinha registrado 1.342 notificações de casos suspeitos e confirmado 445 casos positivos de dengue, além de 10 casos importados, somente e 2022. A média é de 5,8 casos por dia. Porém, a intensidade dos registros têm sido tão grande que os números mudam a cada dia.

Segundo Vanessa Luzia Tonholi da Silva, da Vigilância Epidemiológica, existem quatro tipos sorológicos da dengue e todos são facilmente encontrados entre a população, mas não são eles que determinam a gravidade dos pacientes. “Existem quatro sorotipos de dengue, porém não temos conhecimento de que um cause mais gravidade do que o outro. O que determina é o organismo de cada pessoa, se essa pessoa já teve dengue antes, se ela é idosa, se tem comorbidades, doenças crônicas, por exemplo”.



CUIDADOS PARA EVITAR A DENGUE

  • 1. Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e abrigados da chuva.

  • 2. Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente, não deixando poças d’água. Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d’água, mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas.

  • 3. Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os, sem água, em locais cobertos.

  • 4. Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.

  • 5. Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.

  • 6. Lave com escova e sabão as vasilhas de água e de comida de seus animais pelo menos uma vez por semana.

  • 7. Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão.

  • 8. Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.

Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page