top of page

ETEC Jales vai investir R$1,5 milhão para implantar cinco novos cursos



Técnico em bovinocultura, veterinária e manutenção de máquinas pesadas, no prédio rural, radiologia e enfermagem, no prédio urbano, são alguns cursos que serão implantados na escola de Jales. Obras de adequação começam nos próximos meses


Do jornal A Tribuna

As duas unidades da Escola Técnica de Jales (ETEC) Dr.José Luiz Viana Coutinho receberão investimentos de cerca de R$ 1,5 milhão para melhorias e adaptações necessárias para abrigar três novos cursos. Técnico em bovinocultura, no prédio rural, e radiologia e enfermagem, no prédio urbano. A licitação está em fase de publicação e a expectativa é que os cursos estejam disponíveis no primeiro semestre de 2023.

Segundo o diretor da escola, Willians Pizolato, na unidade rural serão feitas adequações da rede elétrica, com instalação de uma cabine primária e serão feitas melhorias para aumento da capacidade de fornecimento de energia para evitar sobrecarga e preparar o prédio para instalação de condicionadores de ar e laboratórios.

ETEC Jales Analice
Da esquerda para a direita, Wilians Pizolato, Laura Laganá, Analice Fernandes e Riva Rodrigues

Também será instalado um sistema de saneamento, com rede de esgoto e um tanque-pulmão com ligação direta para o sistema da Sabesp. A unidade vai abrigar um curso de bovinocultura e outro de veterinária e para tanto também vai receber um laboratório para manejo do gado e realização de outras atividades do curso.

“Essas obras devem estar sendo licitadas até o final deste mês para início em janeiro e entrega no segundo semestre de 2022. Também nessa época, temos a intenção de implantar um curso de manutenção de máquinas pesadas”.

Os cursos na área agrícola são orientação direta da professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, ao qual as ETEC e Fatecs (Faculdade de Tecnologia) estão subordinados. “Ela tem feito sinalizado para as escolas que devemos investir em tecnologia na agropecuária, então são ações do CTPS”, explicou.

Nos próximos dias, técnicos do Centro Paula Souza visitam o prédio urbano (antigo DOC) para iniciar as adequações da rede elétrica, instalação de uma cabine primária e ampliação no sistema de distribuição interna de energia para dar condições de instalar condicionares em todas as salas de aula e para suportar equipamentos que serão exigidos nos laboratórios dos dois novos cursos, o técnico em radiologia e o técnico em enfermagem.

“A deputada Analice Fernandes sempre foi uma parceira da escola e deputada e o compromisso é de apresentar emendas para viabilizar os laboratórios depois que esses ambientes estiverem prontos”.

Na última quinta quinta-feira, 5 de agosto, o diretor e professor Rivelino Rodrigues, que também é vereador, participaram de uma reunião agendada pela deputada, com a professora Laura Laganá. “Estivemos no Centro Paula Souza discutindo novos cursos e uma reforma para a Etec de Jales, com o diretor Willians, o vereador e o professor Riva, e a superintendente Laura Laganá. A professora Laura irá analisar nossas solicitações”, escreveu a deputada em uma rede social.

Hozzászólások


bottom of page