top of page

Curso da Fatec Jales conquista nota 4 em escala que vai até 5


Ao todo, 42 Faculdades de Tecnologia tiveram cursos avaliados; unidade de Franco da Rocha obteve nota máxima no curso de Gestão de Tecnologia da Informação

A divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021 colocou a Fatec Jales (Faculdades de Tecnologia do Estado) em evidência mais uma vez. O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas conquisou a nota 4, a segunda melhor numa escala que vai até 5.

Os dados foram apresentados na segunda-feira (12), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Foram avaliados os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Redes de Computadores de 42 Fatecs. Além da Fatec Jales, 20 Fatecs obtiveram conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Na apresentação feita pelo Inep à imprensa, a Fatec Ipiranga, localizada na Capital, foi citada como uma das unidades que tiveram mais de 50% dos estudantes entre os 20% melhores, tanto nas questões de formação geral quanto nas perguntas de conhecimentos específicos.

Na região noroeste, apenas a de Rio Preto conquistou nota equivalente. A de Franco da Rocha conquistu nota 5 no curso de Gestão de Tecnologia da Informação

A avaliação dos cursos superiores no Brasil é composta pelo Conceito Enade e por outros indicadores apurados pelo Inep junto às instituições de Ensino Superior. O Enade divide os cursos de graduação do País em três grupos e a cada ano avalia um desses conjuntos. Em 2021, além dos superiores tecnológicos oferecidos pelas Fatecs, foram analisados bacharelados em ciências biológicas, ciências exatas e da terra, linguística, letras e artes, e licenciaturas em ciências da saúde e ciências humanas, entre outros.

A prova é composta por 10 questões que se referem à formação geral dos estudantes e 30 perguntas sobre componentes específicos de cada área. Cerca de 371 mil alunos fizeram a avaliação em todo o Brasil, em 2021. Nos cursos superiores de tecnologia foram avaliados 22,6 mil estudantes.

bottom of page