top of page

Consultoria classifica AMEs de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul com nível de excelência

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, no interior paulista, conquistaram a recertificação Nível III – Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A conquista reafirma o compromisso das três unidades com a ética, a gestão responsável e, principalmente, com o cuidado humanizado.

Segundo Amaro Rodero, provedor da Santa Casa de Votuporanga – da Organização Social de Saúde (OSS), gestora dos AMEs -, o resultado é fruto do trabalho coletivo das equipes e da consolidação de uma gestão integrada.

AME Jales
AME Jales

“A reacreditação em nível de Excelência é o reflexo do empenho de todos os profissionais. Traduz nosso compromisso com a segurança do paciente, com a qualidade do atendimento e com o fortalecimento da saúde pública”, destaca. E complementa: “os principais beneficiados são os pacientes, que passam a contar com processos padronizados e atendimentos mais seguros e acolhedores. A acreditação garante que cada etapa do cuidado siga padrões elevados de qualidade, assegurando um serviço mais humano, ágil e centrado nas necessidades de quem mais importa: o paciente”, reforça.

A coordenadora de Qualidade dos AMEs, Jéssica Chaves da Silva Rodrigues, lembra que a trajetória pela excelência começou há mais de uma década, em 2012, com a implantação de uma cultura voltada para a qualidade e a segurança. Desde então, as unidades vêm aprimorando processos, investindo em tecnologia e fortalecendo a governança clínica e assistencial. “Essa jornada nos transformou. Evoluímos na forma de cuidar, de planejar e de escutar nossos pacientes. Hoje temos equipes mais engajadas, decisões baseadas em dados e uma gestão cada vez mais madura e sustentável”, explica.

AME Votuporanga
AME Votuporanga

Nos últimos anos, os AMEs investiram em modernização e digitalização dos atendimentos, com implantação de prontuário eletrônico, sistemas informatizados de agendamento e resultados de exames, assinaturas digitais e monitoramento eletrônico de indicadores assistenciais e de satisfação. As tecnologias, segundo Jéssica, foram incorporadas sem perder o olhar humano. “A inovação só faz sentido quando melhora a experiência do paciente. Por isso, usamos a tecnologia para aproximar, não para distanciar”, pontua.

A coordenadora destaca que a recertificação representa não o fim, mas um novo começo. “A busca pela qualidade é permanente. Nosso próximo passo é fortalecer a experiência do paciente e ampliar projetos de educação continuada e sustentabilidade, mantendo vivo o propósito de oferecer um cuidado seguro, humanizado e resolutivo”, ressalta.

AME Santa Fé do Sul
AME Santa Fé do Sul

Atendimentos - No AME Votuporanga, são realizados em média 22.312 atendimentos mensais. As consultas médicas, com base na média de janeiro a setembro de 2025, incluem 2.452 primeiras consultas, 396 interconsultas e 3.687 retornos. As consultas não médicas somam 2.390. São realizados 111 procedimentos de cirurgia maior ambulatorial e 328 de cirurgia menor ambulatorial. Os exames totalizam 15.763 internos e 2.636 externos.

No AME Jales, a média mensal de atendimentos é de 14.288. As consultas médicas são compostas por 1.747 primeiras consultas, 189 interconsultas e 1.893 retornos. As consultas não médicas totalizam 1.175. A unidade realiza 230 procedimentos de cirurgia maior ambulatorial e 161 de cirurgia menor ambulatorial. São feitos 6.977 exames internos e 880 externos. 

No AME Santa Fé do Sul, a média mensal de atendimentos é de 15.492. As consultas médicas incluem 1.297 primeiras consultas, 84 interconsultas e 1.128 retornos, totalizando 2.509. As consultas não médicas somam 650. A unidade realiza 67 cirurgias maiores ambulatoriais e 237 menores. Os exames compreendem 10.582 internos e 727 externos. 

Nas três unidades, o perfil predominante dos pacientes é composto por 60% de pessoas do sexo feminino e 40% do sexo masculino, com faixa etária concentrada entre 50 e 69 anos.

Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page