Concurso da PM de SP para 2,2 mil vagas segue com inscrições abertas; veja como participar
- Alexandre Ribeiro Carioca

- 9 de out.
- 3 min de leitura
A Polícia Militar de São Paulo segue com inscrições abertas para 2,2 mil vagas de soldados. Para participar, os candidatos precisam ter ensino médio completo, ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares, atender aos critérios de altura mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens, além de ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. O prazo termina em 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 85.
Segundo o edital do concurso, as provas podem ser realizadas em 37 municípios de São Paulo, além do Distrito Federal e em estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e outros.
O processo de seleção é composto por fases que envolvem exames de conhecimentos, exame psicológico, de aptidão física, avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.

O candidato deve acompanhar a publicação da convocação no DOE, ou por consulta no site da Vunesp. No edital, ainda é recomendado que os participantes acessem diariamente os sites entre os dias 17 a 25 de novembro.
A atribuição do cargo é, principalmente, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, com aplicação da lei e combate às infrações penais e administrativas.
O trabalho só começa efetivamente após a conclusão do curso superior de técnico de polícia que acontece na Escola Superior de Soldados.
Para ingressar na PM, os candidatos ainda deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo. Veja abaixo como será cada uma das fases do concurso.
Etapas do concurso
A primeira etapa será de Exames de Conhecimentos, que serão divididos em Prova Objetiva (Parte I) e Prova Dissertativa (Parte II).
A Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, é composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, com as seguintes matérias:
Língua Portuguesa e Interpretação de Texto – 20 questões
Matemática – 15 questões
Conhecimentos Gerais – 15 questões
Noções Básicas de Informática – 5 questões
Noções de Administração Pública – 5 questões
Veja o conteúdo programático de cada matéria da prova objetiva:
Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)
Sinônimos e antônimos
Sentido próprio e figurado das palavras
Pontuação
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem
Concordância verbal e nominal
Regência verbal e nominal
Colocação pronominal
Crase
Matemática
Números inteiros: operações e propriedades
Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades
Mínimo múltiplo comum
Razão e proporção
Porcentagem
Regra de três simples
Média aritmética simples
Equação do 1º grau
Sistema de equações do 1º grau
Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade.
Relação entre grandezas: tabelas e gráficos
Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras
Raciocínio lógico
Resolução de situações-problema
Conhecimentos Gerais
História Geral
História do Brasil
Geografia Geral
Geografia do Brasil
Atualidades
Noções Básicas de Informática
MS-Windows 10
MS-Word 2016
MS-Excel 2016
MS-PowerPoint 2016
Correio Eletrônico
Internet
Tópicos básicos de ambientes Google Workspace (Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários) e Microsoft Teams (chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint)
Noções de Administração Pública
Constituição Federal
Constituição do Estado de São Paulo
Lei Federal nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação
A Prova Dissertativa é a parte II do exame de conhecimentos e será composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
A Prova Objetiva (Parte I) e a Prova Dissertativa (Parte II) serão aplicadas simultaneamente e terão duração de 5 horas – serão corrigidas as Provas Dissertativas dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 30 pontos na Prova Objetiva.
Os Exames de Conhecimentos (Partes I e II) possuem data prevista para realização em 30 de novembro, no período da tarde, e serão realizados em 51 cidades, sendo 37 municípios em todas as regiões do estado de São Paulo, inclusive na capital, e ainda em Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e Vitória/ES.
Serão convocados para prosseguirem nas demais etapas do concurso público os 16.000 candidatos que obtiverem a melhor classificação nos exames de conhecimentos.











Comentários