top of page

Concurso da PM de SP para 2,2 mil vagas segue com inscrições abertas; veja como participar

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 9 de out.
  • 3 min de leitura

A Polícia Militar de São Paulo segue com inscrições abertas para 2,2 mil vagas de soldados. Para participar, os candidatos precisam ter ensino médio completo, ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares, atender aos critérios de altura mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens, além de ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. O prazo termina em 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 85.

Segundo o edital do concurso, as provas podem ser realizadas em 37 municípios de São Paulo, além do Distrito Federal e em estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Goiás, Rio Grande do Sul e outros.

O processo de seleção é composto por fases que envolvem exames de conhecimentos, exame psicológico, de aptidão física, avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.

ree

O candidato deve acompanhar a publicação da convocação no DOE, ou por consulta no site da Vunesp. No edital, ainda é recomendado que os participantes acessem diariamente os sites entre os dias 17 a 25 de novembro.

A atribuição do cargo é, principalmente, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, com aplicação da lei e combate às infrações penais e administrativas.

O trabalho só começa efetivamente após a conclusão do curso superior de técnico de polícia que acontece na Escola Superior de Soldados.

Para ingressar na PM, os candidatos ainda deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo. Veja abaixo como será cada uma das fases do concurso.


Etapas do concurso

A primeira etapa será de Exames de Conhecimentos, que serão divididos em Prova Objetiva (Parte I) e Prova Dissertativa (Parte II).

Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, é composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, com as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa e Interpretação de Texto – 20 questões

  • Matemática – 15 questões

  • Conhecimentos Gerais – 15 questões

  • Noções Básicas de Informática – 5 questões

  • Noções de Administração Pública – 5 questões

Veja o conteúdo programático de cada matéria da prova objetiva:

  • Língua Portuguesa

  • Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)

  • Sinônimos e antônimos

  • Sentido próprio e figurado das palavras

  • Pontuação

  • Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem

  • Concordância verbal e nominal

  • Regência verbal e nominal

  • Colocação pronominal

  • Crase

  • Matemática

  • Números inteiros: operações e propriedades

  • Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades

  • Mínimo múltiplo comum

  • Razão e proporção

  • Porcentagem

  • Regra de três simples

  • Média aritmética simples

  • Equação do 1º grau

  • Sistema de equações do 1º grau

  • Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade.

  • Relação entre grandezas: tabelas e gráficos

  • Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras

  • Raciocínio lógico

  • Resolução de situações-problema

  • Conhecimentos Gerais

  • História Geral

  • História do Brasil

  • Geografia Geral

  • Geografia do Brasil

  • Atualidades

  • Noções Básicas de Informática

  • MS-Windows 10

  • MS-Word 2016

  • MS-Excel 2016

  • MS-PowerPoint 2016

  • Correio Eletrônico

  • Internet

  • Tópicos básicos de ambientes Google Workspace (Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários) e Microsoft Teams (chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint)

  • Noções de Administração Pública

  • Constituição Federal

  • Constituição do Estado de São Paulo

  • Lei Federal nº 12.527/11 – Lei de Acesso à Informação

Prova Dissertativa é a parte II do exame de conhecimentos e será composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.

A Prova Objetiva (Parte I) e a Prova Dissertativa (Parte II) serão aplicadas simultaneamente e terão duração de 5 horas – serão corrigidas as Provas Dissertativas dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 30 pontos na Prova Objetiva.

Os Exames de Conhecimentos (Partes I e II) possuem data prevista para realização em 30 de novembro, no período da tarde, e serão realizados em 51 cidades, sendo 37 municípios em todas as regiões do estado de São Paulo, inclusive na capital, e ainda em Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e Vitória/ES.

Serão convocados para prosseguirem nas demais etapas do concurso público os 16.000 candidatos que obtiverem a melhor classificação nos exames de conhecimentos.


Comentários


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page