top of page

CIEVI divulga agenda de atividades com ações de saúde, lazer e convivência

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • há 34 minutos
  • 2 min de leitura

O Centro Integrado Esportivo e de Valorização do Idoso (CIEVI), com o apoio da Prefeitura de Jales, vem se consolidando como um dos principais motores de fortalecimento social e promoção da qualidade de vida da população idosa do município. Mais do que um espaço voltado exclusivamente para o público 60+, o CIEVI tem ampliado seu alcance com ações que ultrapassam barreiras etárias e incentivam a convivência intergeracional, promovendo vínculos, cidadania e envelhecimento ativo.


Com uma agenda dinâmica e estrategicamente estruturada, o CIEVI atua como um verdadeiro ecossistema de bem-estar, oferecendo atividades regulares que unem saúde, esporte, cultura e integração social. Entre os destaques da programação está o Movimento “Dança em Todo Canto”, realizado todas as segundas-feiras, às 18h30, trazendo uma proposta vibrante que combina expressão corporal, atividade física e cultura, fortalecendo autoestima e socialização.

Na segunda semana de cada mês, logo após o projeto Dança em Todos os Canto, às 19h30, acontece o “Cine Pipoca”, um momento leve e acolhedor de entretenimento que estimula convivência, diálogo e memória afetiva por meio de clássicos e novidades do cinema.

O CIEVI está localizado na Rua Montana, nº 670, no Jardim Estados Unidos, e é presidido por Antônio Quintela.
O CIEVI está localizado na Rua Montana, nº 670, no Jardim Estados Unidos, e é presidido por Antônio Quintela.

A programação esportiva também tem papel fundamental na rotina do Centro. Às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, são realizadas aulas de ginástica voltadas à mobilidade, fortalecimento e prevenção de agravos. Em seguida, das 8h30 às 10h30, ocorre o Vôlei Adaptado, modalidade inclusiva e altamente agregadora, que contribui para o condicionamento físico, integração e fortalecimento do trabalho em equipe entre os participantes.


Aos sábados, o CIEVI se transforma em palco de celebração e convivência com o tradicional baile, realizado às 22h, com banda ao vivo e atrações rotativas. Já na última quinta-feira de cada mês, o Centro promove um jantar especial, reforçando laços comunitários e celebrando a convivência entre os frequentadores.


Com exceção dos bailes e do jantar, todas as demais atividades são totalmente gratuitas, reforçando o compromisso do CIEVI com o acesso democrático, inclusão e ampla participação da comunidade. Além da programação fixa, o Centro também promove eventos temáticos como Carnaval, Festa Junina, passeios e outras ações pontuais, ampliando o repertório cultural e esportivo oferecido ao público.

Outro destaque importante é a atuação do CIEVI como representante oficial de Jales no JOMI (Jogos da Melhor Idade), garantindo visibilidade e engajamento do município em um dos maiores eventos esportivos do Estado voltado ao público 60+. A participação expressiva demonstra preparo, integração regional e um espírito competitivo saudável, que valoriza o esporte como ferramenta de bem-estar e socialização.


No campo institucional, o Centro também mantém presença ativa no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), contribuindo para a construção de políticas públicas mais assertivas e alinhadas às necessidades reais da população idosa. As ações são planejadas e executadas de forma articulada com a Prefeitura de Jales e as secretarias envolvidas, garantindo transparência e foco estratégico.


Com essa estrutura e atuação, o CIEVI se tornou muito mais do que um espaço físico: é um centro de convivência, esporte, cultura e cuidado, que transforma energia social em impacto real. Direcionado à pessoa idosa, mas com portas abertas para toda a comunidade, o Centro fortalece o protagonismo no envelhecimento ativo e amplia oportunidades de participação, integração e qualidade de vida em Jales.




Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page