top of page

Capacitação sobre Escuta Especializada marca ações do Maio Laranja em Jales

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • há 54 minutos
  • 2 min de leitura

Dando continuidade às ações do Maio Laranja - mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu na sexta-feira, dia 9 de maio, uma importante capacitação com o tema “Identificação e Atuação frente a Indícios de Violência contra Criança e Adolescente”.

 

A formação foi conduzida pelas profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social): a advogada Dra. Patrícia Rodrigues, a psicóloga Carlene Souza e a assistente social Bianca Silva, reunindo um público diversificado formado por profissionais da saúde, educação e organizações da sociedade civil (OSCs).

 



O objetivo principal da capacitação foi esclarecer e reforçar a importância da Escuta Especializada, prevista na Lei nº 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. A escuta especializada é o procedimento de entrevista realizada por profissionais capacitados, em ambiente acolhedor, com linguagem apropriada, e tem por finalidade evitar a revitimização e garantir proteção integral.

 

“Essa é uma pauta que exige seriedade, sensibilidade e compromisso com a dignidade das crianças e adolescentes. A escuta especializada é um instrumento fundamental de proteção, e por isso capacitar nossos profissionais é uma prioridade. Precisamos estar prontos para identificar sinais de violência e saber como agir de maneira correta e humana”, declarou o prefeito Luis Henrique Moreira.

 



Durante o encontro, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os tipos de violência, os sinais comportamentais que indicam possíveis abusos, os fluxos de atendimento e os deveres legais de notificação. A capacitação integra as ações do Maio Laranja, campanha nacional que visa mobilizar e sensibilizar a sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual.

 

“Os números são alarmantes e mostram que muitos casos ainda permanecem invisíveis. Por isso, investir em capacitação é uma estratégia essencial. Profissionais bem preparados são a linha de frente na proteção da infância, e a escuta especializada é uma ferramenta legal e ética que precisa ser compreendida e praticada”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota.

 

A coordenadora do CREAS, Meire Kelly, reforçou a necessidade da articulação entre as redes de atendimento para garantir um acolhimento efetivo às vítimas: “A escuta especializada é um avanço na forma como a sociedade deve lidar com casos de violência. Quando respeitamos o tempo e a fala da criança ou adolescente, reduzimos danos e abrimos caminhos para a responsabilização do agressor e o cuidado integral da vítima. Capacitar esses profissionais é também valorizar o compromisso coletivo com a proteção.”

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, órgãos e conselhos vinculados a ela seguem promovendo ações de formação e sensibilização, lembrando que todos têm responsabilidade na proteção das crianças.

Comentarios


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page