top of page

Capacitação de jardinagem do Sebrae-SP envolve comunidade e transforma canteiros de Turmalina

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • há 35 minutos
  • 2 min de leitura

Com articulação do Sebrae Aqui e Prefeitura Municipal de Turmalina, o curso aplicado pelo Programa Empreenda Rápido rendeu muitos frutos

 

Foi por meio de um curso do Escritório Regional do Sebrae-SP de Votuporanga que os canteiros da cidade de Turmalina, localizada a 35km de Jales, se transformou. O curso articulado pelo Sebrae Aqui local e a Prefeitura de Turmalina aconteceu no último mês na cidade.

 

O curso de jardinagem, do Programa Empreenda Rápido, capacita os futuros empreendedores para que saiam especialistas na área. O profissional sabe identificar a composição de solos e mais detalhes técnicos das plantas, adubação e das ferramentas úteis para os trabalhos nos jardins.

 



Além disso, os habilitados puderam aprender na prática as técnicas de gestão dos seus futuros negócios, por exemplo a como gerir a renda que chega no caixa e a como investir melhor. A capacitação ocorreu por meio de uma parceria com a Fundação Vanzolini e o Senac-SP Votuporanga.

 

Essa capacitação do Sebrae-SP chega para promover a inclusão produtiva dos moradores do município. Durante a sua execução ocorreu o engajamento da comunidade e os moradores foram convidados a participar com doação de mudas que foram plantadas nos canteiros da rodoviária.

 

“O processo resultou em uma verdadeira transformação urbana e social. A cidade viveu na prática a economia circular e viu resultados que fizeram a diferença para a convivência e o município. Essa experiência reafirma o poder transformador do Programa Empreenda Rápido, realizado de forma integrada com os parceiros locais e com a comunidade.”, disse Camila Brunassi de Araújo Marques, analista de negócios e gestora do Programa Empreenda Rápido na regional.

 

O resultado positivo do projeto, que desde o início contou com o apoio da prefeita Priscilla Massoni, fez com que a Administração Municipal disponibilizasse recursos adicionais para a ampliação do projeto, como a aplicação de brita e a continuidade do paisagismo em outras áreas da cidade.

 

Além disso, os alunos formaram um grupo com foco na geração de renda a partir da jardinagem urbana, o que ampliou ainda mais o impacto da iniciativa.

Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page