UAB Jales confirma oito novos cursos para 2019


São quatro de licenciatura e quatro de especialização. Todos na área educacional que podem ser ministrados até o fim do ano


O Pólo Jales do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) anunciou esta semana que conseguiu a autorização para mais oito cursos que deverão ser ministrados até o fim de 2019. São quatro de licenciatura e quatro de especialização. Todos na área da educação. Licenciatura em Pedagogia, Letras/Inglês, Educação Especial e Pedagogia Bilingue Libras-Língua Portuguesa; Especialização em Ciências 10!; Pedagogia Universitária; Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade e Bullying, Violência, Preconceito e Discriminação na Escola.

Segundo Nilton Aparecido Marques de Oliveira, coordenador da UAB Jales, o polo de Jales solicitou dezenas de cursos. 

Os parceiros são a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Uberlândia, UFSCAR, UFTPR e Unifesp.

A relação dos cursos superiores selecionados para iniciar atividades em 2019 foi publicada no site da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e as escolhas têm como objetivo implementar a Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica, por isso, todos são cursos voltados para a formação de professores e administradores escolares. Também estão previstas ofertas de vagas para formação em outras áreas envolvidas no magistério, como em biblioteconomia e administração pública.

A quantidade de vagas e a data de início dos cursos só serão divulgadas em edital a ser publicado no ano que vem, mas a UAB Jales tem expectativa de que sejam liberadas entre 40 e 50 vagas para cada turma. Parte dos cursos deve ser liberado no primeiro semestre.

Ainda segundo Nilton marques, a CAPES, que é a instituição responsável pelo acompanhamento do programa Universidade Aberta do Brasil, tem priorizado os cursos na área educacional e não há previsão de que sejam liberados cursos mais tradicionais do Polo de Jales, como Gestão Pública e Engenharia Ambiental.

Outras informações podem ser obtidas no site do polo: www.uabjales.com.br