top of page

1º Festival de Cinema de Jales será realizado de 25 a 27 de setembro

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 19 de set.
  • 2 min de leitura

Pela primeira vez, Jales vai sediar um Festival de Cinema. O evento acontecerá de 25 a 27 de setembro, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e marca a estreia do município no circuito de festivais cinematográficos do interior paulista.

Ao todo, serão seis sessões gratuitas, todas realizadas no Cine Jales, com acessibilidade em Libras.

A abertura será no dia 25 de setembro, às 9h30, com a sessão infantil da mostra Janela Mágica. O filme exibido será a animação “Abá e sua Banda”, dirigida por Humberto Avelar, do Rio de Janeiro. No mesmo dia, haverá outra sessão às 14h.

ree

No dia 26 de setembro, a programação contará com três exibições. Às 10h e às 15h, será apresentada a mostra Travessia, com o longa-metragem “Ogiva: O Mundo Não é Mais Nosso”, uma ficção científica dirigida por Cadu Rosenfeld e produzida em Indaiatuba (SP).

À noite, às 19h30, a mesma mostra exibirá cinco curtas-metragens de diretores do interior paulista, com histórias diversas e impactantes:

  • Tudo que Importa, de Coraci Ruiz (Campinas), exibido em mais de 50 festivais e premiado;

  • Maputo, de Lucas Abrahão, vencedor de quatro prêmios no Festival de Gramado;

  • Command Action, de João Paulo Miranda, que estreou no Festival de Cannes (França);

  • Candinha, de Karola Lobo, sobre Maria Cândida, importante figura do artesanato paulista;

  • Dona Dudu, de Tiago Silva, que aborda de forma sensível a sobrecarga dos professores da rede pública.

O festival será encerrado no sábado, 27 de setembro, às 16h, com a sessão Território Vivo, dedicada à valorização da produção local. Serão exibidos cinco curtas-metragens de realizadores de Jales: Monica Ogaya, Aline Ferreira, Marina Nossa Neto, Flávia Sanches e GGone Bergamo.

Segundo a produtora do evento, Fran Moro, o Festival de Cinema de Jales nasce com a proposta de formar público, valorizar o cinema regional e fortalecer a presença do município no mapa cultural do Estado de São Paulo.

O evento é uma realização da Kannon Filmes, contemplado no Edital de Chamamento nº 01/2024 – SMDECT, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal. Conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jales, do Cine Jales e da ETEC Jales.

Comentários


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page