top of page

Prefeitura oferece treinamento em técnicas de poda de árvores nas zonas urbana e rural

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com Associação dos Engenheiros da Região de Jales (AERJ/CREA-SP/CONFEA/MUTUA-SP), realizou uma capacitação em técnicas de podas em árvores urbanas e rurais. O treinamento aconteceu no dia 12 de dezembro na sede da Associação dos Engenheiros e contou com a presença de 20 profissionais entre podadores, engenheiros e professores.


O objetivo foi conscientizar responsáveis pela atividade de arborização e profissionais responsáveis na execução das atividades de elaboração de projetos, plantio, manejo, condução, poda, transplante e supressão de árvores, em cumprir a Lei nº Federal 5.194/66, pois se essas atividades não forem exercidas corretamente, podem trazer sérias consequências ao meio ambiente.

“O CREA/SP iniciará a fiscalização das atividades relativas às podas de árvores e esse conflito deve ser amenizado, pois as regras terão que ser cumpridas”, disse o palestrante, o engenheiro agrônomo Odenir Rossafa Garcia.

A secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra de Lima Gigante e o presidente da Associação dos Engenheiros da Região de Jales, Antonio José da Cruz, preocupados em atender as novas exigências do CREA/SP e destacando a importância das parcerias entre entidades de classes com o município, salientaram sobre a importância dessa capacitação para o município.


O diretor do Departamento de Meio ambiente da Prefeitura de Jales, o engenheiro ambiental João Gabriel Segantine, explicou que já foi encaminhado para análise do Departamento Jurídico da Prefeitura, o Projeto de Lei já elaborado de uma legislação própria municipal sobre arborização urbana para ser enviado à Câmara Municipal para aprovação. Destacou ainda que as atividades de plantio, podas, supressão, escolha das espécies, deverão ser solicitadas através de protocolo feito diretamente na Prefeitura.

bottom of page