top of page

Prefeitura inaugura Pista de Caminhada Carlos José Sacco “Sakinho”


Uma noite de conquista para a população e de homenagem. Assim ficou marcada a inauguração da Pista de Caminhada “Carlos José Sacco – Sakinho”, na quarta-feira, dia 7 de dezembro, na Avenida Engenheiro Euphly Jalles, nos bairros Jardim Aclimação e Jardim Estados Unidos. O Prefeito Luis Henrique Moreira e a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi participaram da solenidade.

O evento também contou com a presença da esposa de Carlos José Sacco, Célia Maria de Almeida, acompanhada da irmã dele, Claudete Costa e o cunhado de Sakinho, Israel Costa, os secretários municipais Manoel Andreo de Aro (Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano) e Wilter Guerzoni (Esportes e Juventude), do presidente da Câmara Municipal, Bismark Kuwakino e dos vereadores Deley Vieira, Hilton Marques e Riva Rodrigues, além de moradores dos dois bairros e amigos do homenageado.


A pista de caminhada teve sua construção iniciada em 2020, na administração anterior e, ainda naquele ano, teve as obras paralisadas. A retomada só aconteceu na atual administração municipal, que efetuou melhorias no projeto inicial e concluiu a obra que possui 1.148 metros de extensão, dividida em 11 canteiros centrais entre as ruas Maestro Erlon Chaves e Goiás.

Entre os canteiros centrais, a Prefeitura realizou a pintura de dez faixas de pedestres para garantir a segurança dos usuários. Também foram instalados 38 postes de iluminação ornamental com duas luminárias de LED em cada um, em toda a extensão. Os canteiros centrais também receberam o plantio de grama e a pista foi pintada e sinalizada, destacou o secretário municipal de Administração e mestre de cerimônia, Reginaldo Viota.

O espaço recebeu o nome de Carlos José Sacco, o “Sakinho”, ex-bancário e ex-proprietário da Academia New Corpus, que faleceu em um acidente no mês de outubro de 2017. Ele era casado com Célia Maria de Almeida com quem teve as filhas Luana e Juliana. Foi bancário, mas sempre teve forte ligação com o esporte.


Antes de se casar, Sakinho foi o camisa 9 do Turmalina Esporte Clube, em Turmalina-SP, onde vivenciou muitas vitórias para aquele time, tantas competições e aplausos. “Quando nos casamos, viemos para Jales, pois o Sakinho havia recebido como presente de casamento a transferência para esta cidade, porque era funcionário do Banespa. Com isso, pudemos cursar a graduação e ele se tornou o Professor Sakinho. Os anos foram se passando e ele teve que abandonar o futebol devido a cinco fraturas na perna direita. Apenas exercendo atividade como bancário, deparou-se com o sedentarismo e começou a ter alguns problemas com a saúde. Porém, foi no esporte que encontrou uma forma de estabilizar no organismo o alto nível de colesterol. Incentivado pelo seu colega de banco, o Léo (Leonildo Molina, falecido em acidente quando retornava do trabalho), começou a praticar atletismo”, contou a esposa Célia.

Carlos José Sacco também se tornou sindicalista e trabalhou com afinco defendendo o direito de todos os bancários de Jales e região. No entanto, quando o Banespa foi privatizado, surgiu a oportunidade da aquisição da Academia New Corpus. Sakinho que já se dedicava às corridas há dez anos, começou a participar de provas como a Corrida de São Silvestre, Volta da Pampulha, Meia Maratona do Rio, 10 Km TV Tribuna, entre outras. Com isso, incentivou os alunos da academia em suas corridas e caminhadas a também participarem dessas grandes provas. Sakinho também conseguiu reunir as mulheres e as famílias nas provas, onde filhos correram ao lado de seus pais, na São Silvestre. O Mestre Sakinho, como os seus alunos o chamavam, soube criar na Academia New Corpus, tanto nas aulas de dança como na musculação, um elo de companheirismo, amizade e carinho. Implantou também, a solidariedade através de atos beneficentes às entidades de Jales.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Bismark, em seu pronunciamento disse que “essa obra estava travada e agora, finalmente, nessa administração, está sendo entregue pelo prefeito Luis Henrique e pela vice Marynilda e temos que reconhecer que nessa gestão as obras estão em andamento e as coisa boas estão acontecendo. Parabéns pela atitude de finalizar e entregar essa pista”.



A vice-prefeita Marynilda ressaltou a honra em poder homenagear Carlos José Sacco, o Sakinho, que recebeu o nome da pista de caminhada. “Foi um jalesense muito querido por todos e é uma homenagem justa e mais que merecida. O Sakinho fez muito pelo atletismo, sempre foi ligado ao esporte e essa pista ficou um espaço muito bonito que mereceu receber esse nome”.

Célia Maria de Almeida, viúva de Carlos José Sacco, frisou que ficou emocionada ao saber que Sakinho seria homenageado, dando seu nome a pista de caminhada. “Fiquei emocionada, porque ele foi o precursor das corridas e caminhadas aqui em Jales e fez muito pelo esporte em nossa cidade. Achei justa e merecida esta homenagem, foi um presente e tanto”.

O prefeito Luis Henrique falou sobre a honra em poder entregar a Pista de Caminhada Carlos José Sacco – Sakinho, para toda a população jalesense. “Essa pista teve sua construção paralisada em 2020, quando assumimos a Prefeitura foi necessário fazer ajustes no projeto inicial que previa apenas a pintura do asfalto, e nós decidimos incrementar a obra e realizar uma pista elevada, proporcionando mais segurança aos usuários, iluminação adequada, paisagismo, enfim, quisemos entregar uma obra com a qualidade que vocês estão podendo ver aqui hoje. Tenho certeza de que o Sakinho, de onde ele estiver, está muito contente em receber essa homenagem e saber que ele continua vivo em nossos corações. Ele incentivou várias pessoas, famílias, homens, mulheres, jovens e adultos a participarem de importantes corridas como a São Silvestre, a Meia Maratona do Rio, 10 Km TV Tribuna e a Volta da Pampulha, por exemplo. Nada mais justo e merecida esta homenagem”.

bottom of page