top of page

Prefeitura de Jales inicia reforma e ampliação da Unidade de Zoonoses



Para oferecer melhores condições de trabalho e atendimento à população, e segurança e conforto aos animais, a Prefeitura de Jales iniciou as obras de reforma e ampliação da unidade de Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

O prédio terá sala de paramentação e um espaço para atendimento clínico, o local de esterilização será anexo à sala de cirurgia.. A recepção também receberá melhorias para melhor acolher a população, principalmente nos dias de agendamento das castrações.

De acordo com o médico veterinário responsável pelo setor, Carlos Eduardo Geraldeli da Silva, o local de trabalho era adaptado e precisava de algumas melhorias. “Quando o usuário do serviço chega com cães e gatos de diferentes tamanhos e necessidades variadas, elas precisam de certa segregação para preservar a saúde e a segurança de pessoas e animais. Às vezes a pessoa leva seu cachorro por causa de uma verminose e pode contrair uma virose que é muito pior. O espaço não era adequado para este tipo de atendimento. É o que essa obra vai proporcionar”, disse.

De acordo com o médico veterinário, “na unidade é realizada a identificação e controle das doenças virais e parasitárias, como a raiva e a leishmaniose, que podem ser transmitidas de animais para seres humanos, além da prevenção de epidemias e o serviço gratuito de castração de cães e gatos. Quando resgatamos um animal, ele recebe todo tratamento que for necessário. Após recolhidos, os animais passam por testes e aqueles comprovadamente saudáveis são vacinados e colocados para adoção. Enquanto esperam por um dono, os bichos recebem alimentação e limpeza diária”, explicou.

A Unidade de Zoonoses de Jales também abriga animais resgatados de maus-tratos e que oferecem algum tipo de risco à saúde pública. “Mesmo não sendo o foco do trabalho da Unidade, proporcionar o abrigo necessário os mantém protegidos até que eles encontrem um novo lar e recebam o carinho que merecem”, enfatizou Carlos.

Além das melhorias na estrutura física, a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, determinou a aquisição de novos equipamentos de suporte cirúrgico para a unidade, entre eles, um respirador mecânico e um monitor de parâmetros, para garantir melhor qualidade e segurança nos procedimentos cirúrgicos.

De acordo com o prefeito Luis Henrique,“ há anos, o lugar não recebia melhorias e necessitava de estrutura adequada para atender e receber os animais. Após o término da obra, teremos um espaço adequado e ainda teremos condições de ampliar os atendimentos. A reforma e adequação da unidade serão de grande utilidade tanto para o conforto e bem estar dos funcionários e também dos animais”.

Vale ressaltar que, em função da reforma do local, o atendimento à população não ficará prejudicado em função do serviço. A unidade está localizada na Rua Geraldo de Almeida n° 1169, Jd. São Francisco de Assis. Telefone para contato (17) 99611-5491.

Comments


bottom of page