top of page

Prefeitura de Jales inicia 2º Mutirão de Próteses Dentárias para fila de espera dos ESFs

 

Com o objetivo de promover saúde, bem-estar, qualidade de vida e devolver sorrisos ao rosto da população, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã da segunda-feira, 22 de agosto, o 2º Mutirão de Próteses Dentárias, que está sendo realizado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dr. Antonio Queda, o Núcleo Central de Saúde, no Jardim Monterey. A iniciativa da Prefeitura se deu devido a indicação 19/2022, apresentada pela vereadora Andrea Moreto, na Câmara de Jales.




O mutirão vai contemplar cerca de 60 pessoas, entre mulheres e homens, que se encontram na fila de espera das unidades de saúde e que já passaram pela avaliação odontológica realizada pela equipe de saúde bucal da rede municipal e foram encaminhadas ao setor de próteses dentárias. A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e o chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira acompanharam a equipe formada pela coordenadora da Saúde Bucal do município, Alexandra Iglecias, pelos dentistas Gabriela Mioto, Pedro Nali e Robson Carvalho, pelos protéticos Mariana Zamboni e Guilherme Policarpo e pelo estagiário Rhuan Benini na manhã dessa segunda-feira. O segundo mutirão acontecerá em cinco etapas: nos dias 22 e 29 de agosto e 5, 12 e 19 de setembro e vai contemplar os pacientes com próteses totais ou próteses parciais removíveis, de acordo com a necessidade de cada um. Para a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a colocação das próteses dentárias permite que o paciente volte a se alimentar de forma adequada, além de devolver a autoestima a quem não se sente bem devido à ausência dos dentes. Queremos que essas pessoas se sintam bem e felizes e voltem a sorrir”. A coordenadora da Saúde Bucal Alexandra Iglecias ressaltou que quem tiver interesse em participar dos próximos mutirões pode procurar as Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas residências para obter informações com a equipe odontológica, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. “O mutirão de próteses dentárias é um projeto inédito, que nunca tinha acontecido em Jales. No mês de maios realizamos a primeira edição para contemplar mulheres em homenagem ao Dia das Mães, mas agora nossos mutirões atendem homens e mulheres que querem voltar a sorrir e a viver melhor”. O protético Guilherme Policarpo disse que esse é um tipo de trabalho que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, que resgata a dignidade e a autoestima da população, proporcionando saúde e bem-estar. “Tenho orgulho em dizer que este é um serviço público que preza pela humanização e também oferece os produtos da melhor qualidade aos usuários, desde o alginato usado na moldagem, às resinas e os dentes utilizados. Tudo oferecido de forma totalmente gratuita para a população que necessita”.  




Mutirão de Próteses Dentárias: A 2ª edição do Mutirão de Próteses Dentárias está sendo realizada por equipe de profissionais no Núcleo Central de Saúde 



bottom of page