top of page

Metade dos jalesenses já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19


Jales atingiu a marca de 51,28% da população contemplada com a primeira dose da vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira, dia 28 de junho. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, disponibilizados no site Vacina Já, 25.232 pessoas foram imunizadas com a primeira dose da vacina e 8.962 foram vacinadas com a segunda dose, totalizando 34.194 doses aplicadas.

A cidade é ainda a segunda colocada no ranking de vacinados com a primeira dose no Estado de São Paulo, entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, desconsiderando as cidades de Botucatu e Serrana, que se beneficiaram com a vacinação em massa contra o coronavírus, em função de estudos realizados pelo Ministério da Saúde para testar a eficácia das vacinas.

A campanha de vacinação segue intensa em Jales durante os dias da semana e também aos sábados, em sistema drive-thru, na Igreja Batista. Mais de trinta pessoas trabalham diretamente na vacinação, além da equipe do Fundo Social de Solidariedade que segue empenhada na campanha Vacinação Solidária que visa arrecadar alimentos para as famílias carentes da cidade.

Toda essa estrutura permite que o município tenha uma alta capacidade de imunização diária. No último sábado, dia 26 de junho, 1.200 doses do imunizante foram aplicadas, em pessoas com idades entre 40 e 41 anos, sem a ocorrência de problemas no ponto de vacinação. Gestantes e puérperas seguem sendo vacinadas no Núcleo Central de Saúde, mediante agendamento. Vale lembrar que, paralelamente, acontece a Campanha de Vacinação Contra a Gripe e que a aplicação das vacinas de rotina, que constam do calendário do Ministério da Saúde, não foi paralisada.

Em visita ao ponto de vacinação na manhã de sábado, dia 26, quando recebeu a primeira dose do imunizante, o prefeito Luis Henrique Moreira reforçou a importância da aplicação das duas doses da vacina para o ciclo completo de imunização e elogiou o trabalho da equipe. "Para que a gente controle a pandemia, precisamos ter nossa população vacinada. É isso que queremos e o que vem sendo feito em nossa cidade. De acordo com dados extraídos do site da Secretaria de Estado da Saúde, Jales é a segunda cidade com mais de 30 mil habitantes que mais aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 no Estado de São Paulo, desconsiderando as cidades de Botucatu e Serrana que foram vacinadas em massa, ficando apenas atrás de Santos. Já contamos com 51,28% da população acima de 18 anos vacinada. Esse é o reflexo do árduo trabalho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Juntos, estamos vencendo essa batalha”, destacou.

Para o prefeito Luis Henrique, a marca de 51,28 % da população vacinada com a primeira dose é fruto de planejamento e da priorização que o município dá à saúde pública. "Acompanhamos dia a dia a nossa cobertura, bem como nosso estoque, para que possamos, sempre que possível, antecipar os grupos e acelerar a imunização. É muito emocionante ver a alegria da população em se vacinar. Ter a metade da população vacinada com a primeira dose é uma marca que nos orgulha muito".

A secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, também fez um agradecimento a todos os profissionais envolvidos, que estão dedicados, trabalhando diariamente no enfrentamento da covid-19 e disse que esse resultado é fruto do trabalho de todos e enfatizou a importância de completar o esquema vacinal. “Tomar a segunda dose é essencial para que a imunização esteja completa, mesmo que o intervalo já tenha sido ultrapassado. “A vacinação ajuda na redução dos casos graves, mas também não estamos no momento de relaxar as medidas. Os cuidados precisam ser mantidos: usar máscaras, higienizar constantemente as mãos e, principalmente, evitar aglomerações”, enfatizou.

Comments


bottom of page