Marynilda participa do lançamento do Circuito Sesc de Artes que terá artistas de Jales
O secretário de Esportes, cultura e Juventude, Wilter Guerzoni e o diretor de Cultura, Renato Bigotto, também participaram do lançamento
Disseminar a cultura e a arte mesmo em tempos de pandemia. Partindo desta premissa, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi participou na tarde da quarta-feira, dia 1º de setembro, do lançamento do Circuito Sesc de Artes 2021, que esse ano será realizado de forma on-line entre os dias 8 e 19 de setembro, e que contará com a participação de artistas de Jales. Os secretários municipais de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni e de Comunicação, Douglas Zílio, além do diretor de Cultura, Renato Bigoto e do chefe de divisão de Turismo, Marcos Seixas, também participaram do lançamento.
Contemplando 157 cidades do estado de São Paulo, o Circuito Sesc de Artes, em sua 12ª edição, conta com a participação de profissionais, instituições, grupos, coletivos e artistas que atuam nacionalmente, muitos deles nascidos nos municípios paulistas, que incluem nomes como Ignácio de Loyola Brandão, Reynaldo Gianecchini, Maria Gadú, Kamau, Daniel Munduruku, Renato Teixeira, Marcia Kambeba, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Roberta Estrela D'Alva, Marcelo D'Salete, Conceição Evaristo, Renato Janine Ribeiro, Siba e Museu Casa de Portinari, entre outros.
O Circuito Sesc de Artes 2021 – Praças Digitais apresentará de 8 a 19 de setembro uma programação totalmente on-line e gratuita com mais de mil artistas e 250 atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura, tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória local, gastronomia e turismo.
Durante o lançamento, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda explicou que "o Circuito se baseia numa ampla articulação entre a instituição, empresas, as municipalidades e entidades empresariais". Miranda afirma que "esta edição, virtual, integra e conecta diferentes públicos e protagonistas locais das 157 cidades do Estado de São Paulo que, junto à programação artística on-line, são contemplados por ações formativas no campo da gestão e da mediação cultural, além de ações solidárias do programa Mesa Brasil Sesc São Paulo.
A vice-prefeita Marynilda ressaltou que é uma honra ter representantes de Jales na edição Praças Digitais do Circuito Sesc de Artes. "É um Circuito tradicional, realizado desde 2008, em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio locais, para estimular a circulação e a difusão dos artistas e da cultura nas cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes. Agradecemos por nos incluírem nesta edição”.
Conteúdos para gestores culturais e professores
Como parte da programação, o Sesc São Paulo realiza de 1º a 4 de setembro o Ciclo Diálogos sobre Gestão Cultural. O evento promove o debate entre cerca de 900 gestores e profissionais culturais, que atuam na esfera pública, privada e do terceiro setor de 157 municípios de São Paulo. Em quatro dias, o ciclo contemplará reflexões de especialistas, pesquisadores e autores sobre gestão pública da cultura, políticas culturais e tecnologias digitais, entre outros assuntos relevantes ao setor cultural.
A programação do Circuito Sesc de Artes 2021 contará ainda com um ciclo de sensibilização para professores que será realizado no mês de outubro. Serão três encontros em ambiente digital, com reflexões teóricas e proposições práticas sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura como meios de socialização, com o intuito de pensar novas formas de reocupar a escola a partir do contexto atual. A ação voltada aos professores das redes públicas e particulares de ensino de todas as cidades do estado de São Paulo, será transmitida nos canais do Sesc São Paulo.
Programação
Com uma programação dividida em nove eixos temáticos e que aborda várias linguagens artísticas, o Circuito Sesc de Artes apresenta artistas, grupos, coletivos e companhias de longas trajetórias.
No eixo Teatro+Dança+Circo, acontecem as apresentações de teatro, dança e circo em suas diversas expressões. As sonoridades musicais e experimentações podem ser conferidas no Som na Caixa, enquanto o Luz, Câmera e Ação compartilha obras e práticas audiovisuais.
Já o Imagens e Fazeres traz criações visuais e artesanais que expressam sentidos e narrativas, o Dedo de Prosa apresenta contos, causos e histórias transmitidas boca a boca e por texto escrito e o Coisa de Criança foca em uma série de conteúdos para o universo infantil.
Conhecimentos e modos de fazer que impulsionam a vida em sociedade integram o É Coletivo, mas os fatos, modos de fazer e curiosidades regionais estão reunidos no Histórias da Nossa Terra. O último eixo, o Cultura em Pauta, traz conversas sobre fazer, ensinar e vivenciar cultura.
As inscrições para cursos, oficinas e workshops podem ser realizadas a partir das 15h de 2 de setembro, quinta-feira. Toda a programação e orientação para inscrições do Circuito fica disponível no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes (para as residências artísticas de teatro, música, dança, circo e literatura, as inscrições serão feitas por meio de formulário específico no próprio site do evento).
Serviço:
CIRCUITO SESC DE ARTES 2021 – PRAÇAS DIGITAIS
De 8 a 19 de setembro. On-line | Gratuito.
Programação completa no site: sescsp.org.br/circuitosescdeartes.
Inscrições:
Cursos, oficinas, workshops e residências artísticas – a partir das 15h de 2 de setembro, quinta-feira, no site do Circuito (sescsp.org.br/circuitosescdeartes).
Comments