top of page

Hospital de Amor Jales tem pesquisa publicada em revista científica internacional


A unidade de Jales fez parte do desenvolvimento um artigo científico que incluí pesquisadores da matriz do Hospital de Amor, em Barretos, sendo representada pelo médico do departamento de cuidados paliativos e nefrologia, Jeferson Rodrigo Zanon. O trabalho fez parte do programa de Doutorado mantido pela instituição.


Publicado no International Journal of Gynecological Cancer, o estudo foi realizado por meio da análise dos prontuários de 151 pacientes do Hospital de Amor com câncer do colo do útero avançado entre 2009 e 2018. O foco foi a observação do impacto que a hidronefrose, uma condição na qual ocorre a dilatação do rim devido a uma obstrução do fluxo normal da urina, que pode acometer as pacientes.



“A participação neste trabalho foi de grande importância, primeiro para compreender melhor os quadros clínicos das pacientes com doença tumoral avançada de colo de útero, colaborando com as decisões para os cuidados paliativos, e, depois, por termos produzido um estudo com a qualidade necessária para a publicação em uma revista de relevância internacional”, ressaltou Zanon.


Hospital de Amor de Barretos
O médico do departamento de cuidados paliativos e nefrologia, Jeferson Rodrigo Zanon.

A pesquisa

Foram avaliados três grupos de pacientes: aqueles sem hidronefrose, aqueles com hidronefrose e desobstrução, e aqueles com hidronefrose, mas sem desobstrução. Os resultados mostraram que pacientes com hidronefrose tiveram um pior prognóstico de sobrevivência global, mesmo após a desobstrução e ajustes para outros fatores de risco.

Embora o estudo não tenha encontrado benefícios no uso de desobstrução para melhorar a sobrevivência global ou livre de progressão, os pesquisadores alertaram que as possíveis complicações devem ser consideradas na tomada de decisão sobre o tratamento, enfatizando a importância de uma avaliação médica abrangente e individualizada para as pacientes, considerando fatores como recursos de saúde, situação social e econômica, para planejar o tratamento com melhoria no prognóstico e qualidade de vida.


International Journal Gynecological Cancer

O International Journal of Gynecological Cancer (IJGC) é uma publicação acadêmica e científica sobre detecção, prevenção, diagnóstico e tratamento de neoplasias ginecológicas. Seu conteúdo é utilizado por ginecologistas, oncologistas médicos, radioterapeutas, radiologistas, patologistas e pesquisadores com interesse especial em oncologia ginecológica. É publicado pela Elsevier como periódico oficial da Society of Gynecologic Oncology.


Apoio a Pesquisas

Referência no tratamento oncológico com excelência e humanização, o Hospital de Amor também possui grandes diferenciais no que diz respeito às áreas de prevenção, ensino e pesquisa. Há mais de 10 anos, a instituição conta com o Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), cujo objetivo é estimular o ensino pós-graduado, formação de residentes médicos e de outros profissionais de saúde, além de oferecer as melhores condições para a realização de projetos de pesquisa (sempre voltados para as questões clínicas e de relevância para o paciente de câncer). Junto a essa consolidada missão, foi instituído, em 2008, o Núcleo de Apoio ao Pesquisador (NAP).

O setor, que tem por objetivo promover o desenvolvimento de pesquisas científicas na instituição, também atua como um centro de suporte para a realização de estudos de iniciativa ao investigador, oferecendo subsídios aos pesquisadores no que se refere ao treinamento de equipes de pesquisa, construção, avaliação, execução e análise estatística dos dados do estudo, visando garantir, principalmente, a segurança do participante de pesquisa e a excelência do trabalho.


Artigo: Papel prognóstico da hidronefrose no tratamento de pacientes com câncer de colo de útero localmente avançado: uma coorte retrospectiva

(Prognostic role of hydronephrosis in the treatment of patients with locally advanced cervical cancer: a retrospective cohort)


Acesso neste link

Comentarios


bottom of page