top of page

Comandante geral da PM confirma câmeras nas fardas em Rio Preto

O comandante geral da Polícia Militar do estado de São Paulo, coronel Ronaldo Miguel Vieira, se reuniu com oficiais em Rio Preto nesta terça-feira, 20, para confirmar que os PMs da cidade vão usar câmeras nas fardas a partir de dezembro deste ano.

Irão usar câmeras de vídeos os policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar de Rio Preto e do 9º Batalhão da Polícia Militar de Rio Preto (9º Baep). A novidade já tinha sido confirmada ao jornal Diário da Região, no mês passado, pelo coronel Carlos Enrique Forner, comandante do CPI-5.

"Nós estamos com um numérico de 10 mil câmeras espalhadas em todo estado. Estamos com a previsão de até o final do ano, duas unidades da região receber as câmeras", diz o oficial.

O comandante geral da Polícia Militar do estado de São Paulo, coronel Ronaldo Miguel Vieira, se reuniu com oficiais em Rio Preto nesta terça-feira, 20

Vieira admite que há um déficit de aproximadamente 16% do efetivo da corporação em todo Estado, mas diz que reforços serão feitos. "Com certeza está em nossos planos completar os quadros de toda a nossa polícia", diz o coronel.

PM DE RIO PRETO TERÁ DETECTA MÓVEL NAS VIATURAS

Rio Preto vai ter no ano que vem viaturas da Polícia Militar equipadas com o detecta móvel, equipamento eletrônico capaz de alertar imediatamente sobre a localização de um veículo furtado, roubado ou envolvido em crimes.

O comandante geral da Polícia Militar, Ronaldo Vieira, que esteve na cidade nesta terça-feira, 20, para se reunir com oficiais da corporação, anunciou que as cidades que firmarem o convênio do Detecta, que usa os radares fixos para vigiar as ruas, vão receber também a nova tecnologia. Rio Preto é uma dessas cidades.

O detecta móvel usa câmera instalada na parte superior da viatura. O equipamento filma e analisa em tempo real as placas de veículos. Quando o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) identifica uma irregularidade, os PMs são alertados para fazerem a abordagem.

A verificação das placas dos veículos é feita com base nos bancos de dados do Registro Digital de Ocorrência (RDO), do Instituto de Identificação (IIRGD), do Sistema Operacional da PM (SIOPM – 190) e do Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran. O governo estadual vai investir R$ 5,4 milhões por mês para a contratação do serviço.


bottom of page