Carnaval 2020 teve menos ocorrências que anos anteriores
Balanço das ocorrências policiais mostra redução siginificativa em comparação com os quatro anos anteriores
Balanço da Operação Carnaval Mais Seguro, realizado durante o período carnavalesco (entre 21 e 26 de fevereiro) pelo 16º BPM/I em 49 município da região noroeste paulista mostra que houve uma redução significativa nos registros de furtos, roubos e tentativas em residências e celulares em comparação aos quatro anos anteriores.
O 16º BPM/I é responsável pelo policiamento em Fernandópolis (Área da 1‘ Companhia); Jales (Área da 2' Companhia); Votuporanga (Área da 3‘ Companhia); Santa Fé do Sul (Área da 4‘ Companhia) e Cardoso (Área da 5’ Companhia).
A operação contou com policiamento ostensivo preventivo motorizado e a pé para a segurança de aproximadamente 200 mil pessoas que circularam pelos eventos nessa área.
Segundo o comando do batalhão, foram empregadas todas as modalidades de policiamento disponíveis nos eventos carnavalescos e no policiamento urbano como radiopatrulhamento, policiamento com motocicletas, Força Tática, helicóptero Águia, Bases Comunitárias Móveis, e a mais nova ferramenta recentemente adquirida, os drones dirigidos por policiais militares, que potencializam o emprego do policiainento preventivo.
Com o objetivo de colocar o maior número de policiais militares nas ruas, foram canceladas as folgas de todo o efetivo, resultando no emprego de 1.625 policiais militares, distribuídos nos 49 municípios durante as 24 horas de cada dia.
No total, 1.962 pessoas foram abordadas, 31 foram presas em flagrante, 13 procurados foram recapturados,11 adolescentes infratores forma recolhidos, 32 motoristas foram multados por estarem dirigindo alcoolizados ou embriagados e 30 foram autuados por se recusarem a se submeter ao teste do “bafômetro”.
Comments