Aniversário de Jales terá reinauguração da praça Dr. Euphly Jalles e atrações esportivas e culturais


Jales 81 anos: Jales vai comemorar seu aniversário de 81 anos no próximo dia 15 de abril e quem vai ganhar o presente é a população. Batizada de “Jales 81 Anos”, a extensa programação esportiva e cultural terá início no próximo dia 26 de março e se estende até o mês de maio. Entre as principais atrações estão a inauguração das obras de revitalização da Praça Dr. Euphly Jalles, apresentações da Orquestra Sinfônica, concerto musical, campeonatos e muitas atrações para todas as idades.


No dia 26, a partir das 19h01, acontece o Sarau no Ponto, tradicional evento cultural promovido pelo Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, na área externa do Teatro Municipal. Quem visitar o Sarau, além das apresentações artísticas, poderá encontrar outros ambientes recheados de arte e cultura, como o “Pé de Poesia”, onde os participantes podem declamar poemas, contar histórias, comprar ou trocar livros; o “Pontinho de Cultura”, reservado para a criançada, com atividades e oficinas para os pequenos e o “Espaço Sabor e Prosa”, com a venda de cachorro-quente e bebidas variadas.

No dia 27, a Prefeitura e a Orquestra Sinfônica vão estrear um novo projeto, o Música no Bairro, que consiste em levar apresentações musicais para os bairros da cidade. Nesse dia, os músicos vão se apresentar às 20 horas na Praça da Vila União.

Entre os dias 1 e 30 de abril, diversos eventos esportivos farão parte da programação do “Troféu Cidade de Jales”, em alusão ao aniversário da cidade, entre eles o Campeonato Óptica Stilo de Futsal (categorias Sub 6, 8, 10, 12, 14 e Adulto Masculino); Futebol Society 2020 (categoria Livre masculino); Projeto Espaço Verde da Fama; Arena Esporte Verão (modalidades: vôlei adaptado na areia e vôlei de praia); Festival de Skate e as Ruas de Lazer nos bairros da cidade. A data e horário de cada um deles serão divulgados em breve.

No dia 3, acontece a 12ª edição da Corrida Pedestre Cidade de Jales, com concentração às 6h30 na Praça João Mariano de Freitas e largada às 8h. O evento será realizado em parceria com a Team Sports (TNV) e com a Inspetoria Regional de Jales, e terá um percurso de 6,5km. Para se inscrever basta acessar o site www.tnvteam.com.br e preencher o formulário.

De 4 a 8 de abril vai acontecer a Semana da Saúde, uma realização da Prefeitura e parceiros para realizar diversas ações nas unidades de saúde do município e em pontos de apoio, com o objetivo de levar saúde, qualidade de vida e bem-estar para a população.

A cultura volta a ser o centro das atenções na noite do dia 10 de abril, quando os músicos da Orquestra Sinfônica de Jales e diversos artistas locais apresentam, às 20h, o Jales in Concert, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, o Teatro Municipal. Para participar basta doar alimentos como arroz, café ou açúcar e trocar pelo convite. Os alimentos serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade para serem doados às famílias carentes da cidade.


Todos os olhares devem se voltar para a Praça Dr. Euphly Jalles às 19 horas do dia 11. A Prefeitura vai inaugurar as obras de revitalização do espaço que ganhou belíssima fonte luminosa dançante, paisagismo, bancos com iluminação em led e vai devolver para a população um dos cartões postais mais bonitos da cidade.

Fonte luminosa – As obras de revitalização da Praça Dr. Euphly Jalles, que ganhou uma linda fonte luminosa dançante, serão inauguradas no dia 11 de abril

Nessa noite terá apresentação do artista André Gandolfo, personagens da Turma du Avesso e Cine Kids com filmes de temática infantil. Os brinquedos, os personagens e o Cine Kids se repetem na terça, dia 12 e na quarta, dia 13. No dia 12, às 9 horas, acontece o lançamento do Projeto “Jales Flores e Arte”, uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com artistas jalesenses que pintaram vasos ornamentais que serão instalados nos canteiros centrais da Avenida Francisco Jalles.

O Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, também vai presentear a população no aniversário de Jales. Nos dias 11, 12 e 13 de abril acontece o Projeto Beleza Solidária, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Jânio Quadros, na praça em Frente ao Fundo Social de Solidariedade. Em parceria com a empresa Haskell, o projeto vai presentear pessoas em situação de vulnerabilidade social com cortes e hidratação capilar.

No dia 14, véspera do aniversário de Jales, a Praça Dr. Euphly Jalles recebe apresentação da Orquestra Sinfônica com participação especial da dupla Neto & Felipe e da cantora Gabi Feltrin, a partir das 19 horas. Também haverá distribuição de bolo e refrigerante para a população e personagens da Turma du Avesso para a garotada.

Está marcado para às 9h30 do dia 23 de abril, a 21º Copa Judô Cidade de Jales, realizada pela Associação de Judô Jalesense e apoio da Prefeitura Municipal. O local está sendo definido e será divulgado em breve. Ainda no dia 23, a partir das 19h01, acontece mais uma edição do Sarau no Ponto, com diversas apresentações na área externa do Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo.


Nos dias 30 de abril e 1º de maio, Jales recebe a 5ª Copa Jales de Karatê, uma parceria da Academia Team Resende com a Secretaria Municipal de Esportes. No dia 1, também será realizado o Torneio Regional de Bocha e Malha na Cancha de Bocha do Complexo Poliesportivo do Jardim Paraíso. A programação será encerrada no dia 15 de maio, com a 17º Copa Tigres do Taekwondo.

“Como vocês podem ver, preparamos uma vasta programação artística e esportiva que vai poder envolver toda a população. Teremos a inauguração das obras de revitalização da nossa praça Dr. Euphly Jalles, que ficou linda e ganhou uma fonte luminosa dançante que promete agradar as crianças, os jovens, adultos e idosos, e fazer aquele espaço voltar a ser um dos mais belos cartões postais da cidade. Aproveito e convido a população de Jales e região a prestigiar nossos eventos, todos gratuitos, pensados especialmente para as famílias de Jales. Nossa cidade está completando 81 anos, é centro de região, Município de Interesse Turístico, uma cidade que sabe acolher. Temos que ter orgulho de viver aqui e mostrar isso para as outras pessoas. Contamos com a presença de todos”, disse o prefeito Luis Henrique Moreira.