Alunos da EJA fazem releitura de obras de arte com foco na conscientização do uso de máscaras
- Alexandre Ribeiro Carioca
- 24 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Alunos da EJA fazem releitura de obras de arte com foco na conscientização do uso de máscaras
A Escola Municipal Professora João Arnaldo Andreu Avelhaneda, por meio do projeto “Releitura”, desenvolvido pela professora Mariângela Nunes Xavier, educadora da EJA (Educação para Jovens e Adultos), desenvolveu atividade com os alunos onde foram recriadas obras de arte famosas com personagens utilizando máscaras, a fim de pontuar a necessidade de conscientização no período de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
A educação vive hoje um cenário de total replanejamento. O ensino a distância está sendo realizado como forma de colaboração com as medidas de isolamento social, que são impostas para evitar a disseminação do coronavírus. O trabalho de conscientização é realizado constantemente através das aulas remotas.
De acordo com a coordenação do EJA, as aulas das disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Matemática estão sendo realizadas diariamente com atividades por meio dos grupos de Whatsapp. Entre as atividades estão leituras de textos, apreciação de obras de arte e releituras, que tem o objetivo de fornecer conhecimento artístico e desenvolver senso crítico do aluno por meio de produções artísticas e textuais.
“Escolhemos fazer releitura dos artistas Tarsila do Amaral e Vincent Van Gogh para que os alunos entendam a importância da arte para a humanidade através dos olhos de um artista europeu e a outra brasileira, que contribuíram para a História da Arte desde os períodos do Realismo até a Arte Moderna, com obras que vislumbram até os tempos atuais”, afirmou a professora Mariângela, idealizadora do projeto.
Dentro do contexto do projeto didático foi possível possibilitar aos alunos, além de realizarem a apreciação das obras destes e outros artistas plásticos, mostrar a importância do uso de máscaras neste momento de pandemia, que se estende mundialmente. Além desses fatores, também foi valorizada a autoestima dos alunos, que foram incentivados a se protegerem sem perder a essência da beleza.
Comments