Com 38,1ºC, hoje foi o dia mais quente do ano em Jales


A Estação automática mantida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Jales marcou 38,1ºC entre 14 e 15 horas de hoje, terça-feira, 10 de outubro. A temperatura é a mais alta do ano. Ontem, segunda-feira, os termômetros do instituto já haviam marcado o recorde para o ano (37,6ºC), que acabou batido nesta terça-feira. O Inmet é ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, portanto, a medição é considera oficial.

A umidade do ar também alcançou níveis extremos. Enquanto os termômetros subiam, o Higrógrafo (aparelho que mede a umidade do ar) da estação descia a 17%, condição que insere a cidade em Estado de Alerta.

Dados colhidos pelo INMET nesta terça,10 de outubro em Jales

Entretanto, a umidade não chegou ao recorde registrado em 28 de agosto,quando baixou a 12% e mereceu destaque no Jornal Nacional, como a segunda cidade mais seca do Brasil. Naquela segunda-feira, a umidade do ar registrada aqui só não foi mais baixa que a registrada em Rio verde-GO, que registrou 11% naquela tarde, deixando para trás outras cidades famosas pela baixa umidade, como Cuiabá – MT, que registrou 16% e Brasília – DF, que registrou 13%. Naquela semana, a temperatura bateu na casa dos 35,9ºC às 14 horas do dia 31 de agosto, quinta-feira.