Mostra da Escola Livre de Teatro encanta público jalesense


A 23ª Mostra da Escola Livre de Teatro, realizada entre 8 e 13 de dezembro, marcou o encerramento das atividades deste ano do Ponto de Cultura com o mesmo nome. O evento teve apresentação de cinco peças em três dias e encantou o público que aplaudiu de pé.

Na quinta-feira, dia 8, duas peças abriram a Mostra. “O Pequeno Imperador”, às 19h15, e “Filme Triste”, às 20h45. No sábado, dia 9, outras duas apresentações: “Casa Fechada” e “Quero a Lua”. O evento cultural foi encerrado com chave de ouro na terça-feira, 13, com a peça “A Borralheira”, uma encenação adaptada do texto “Maria Borralheira”, do ator, dramaturgo e músico brasileiro, Vladimir Roberto Capella. A peça tem momentos alternados de humor e drama e foi aplaudida de pé pelos espectadores.

O espetáculo foi elaborado e apresentado pelo mesmo grupo que concorreu no ano passado no Mapa Cultural Paulista com a peça “Meu Quintal é Maior que o Mundo”.

Segundo o diretor do Ponto Cultural, Clayton Campos, o sucesso da apresentação foi tão grande que Núcleo de Formação pode voltar a fazer nova apresentação de “Maria Borralheira” em janeiro. A peça também é cotada para ser inscrita no Mapa Cultural Paulista. “Alguns integrantes do grupo devem se mudar para estudar em outra cidade, então precisamos avaliar com calma essa possiblidade”.

INSCRIÇÕES

A Escola Livre de Teatro existe desde o início dos anos 90 e funciona no Teatro Municipal de Jales. Somente neste ano passaram pela Elite mais de 200 alunos. 80 deles receberam certificados de conclusão de curso na terça-feira. Às terças, à noite acontecem as aulas para adultos, às quintas, à tarde para as crianças e aos sábados de manhã para adultos e crianças.

“Temos alunos de seis anos até quase setenta”.

Depois da Mostra, os alunos recebem uma folga e voltam às aulas no dia 7 de fevereiro. As inscrições estarão abertas partir de 16 de janeiro. È preciso levar um documento de identidade e comprovante de residência. Se for menor de idade, o responsável é quem deve fazer a inscrição.