top of page

Fernandópolis registra primeiro resultado positivo para Chikungunya


A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis comunica que recebeu na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, o primeiro resultado laboratorial positivo para Chikungunya. O paciente, que reside no bairro Coester, já está sendo acompanhado pelos serviços de atenção básica e pelo Cadip (Centro de Atendimento às Doenças Infecto-parasitárias).

Ele apresenta melhora do quadro clínico com diminuição dos sintomas e já não se encontra no período de maior gravidade da doença.

A Febre Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus..

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Em caso de suspeita, procurar a Unidade de Saúde mais próxima.


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page