Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 99628-5171

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Setembro Amarelo: conscientização sobre suicídio será realizada em escolas da Rede Municipal

August 21, 2019


Com o mês de setembro se aproximando, as campanhas de prevenção ao suicídio estão se concretizando para auxiliar, simbolizar ações e mostrar o problema que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. De acordo com dados levantados pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no ano passado, a cada 45 minutos uma pessoa tira sua própria vida no Brasil. A diligência sobre o delicado assunto é mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para abordar o tema e como forma de prevenir o suicídio, as escolas infantis da Rede Municipal de Educação de Jales irão promover a campanha “Todos pela Vida”, que realizará palestras para a comunidade escolar durante o mês. Sendo o dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data estipulada pela (OMS), o propósito é trazer uma discussão maior sobre o assunto e estimular a conscientização, visando abranger o maior número de indivíduos participantes. Palestrantes de Jales que trabalham com o Movimento Amor à Vida levarão seus conhecimentos para cada palestra. O projeto, idealizado pela professora Jane Maiolo, está desde 2014 em atividade. 

A finalidade das palestras é justamente conscientizar sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar sobre o tratamento adequado dos transtornos mentais, representando 96,8% dos casos de morte por suicídio, de acordo com o Ministério da Saúde.

“A iniciativa, pioneira, busca levar informações aos pais de maneira a valorizar a vida de todas as formas, lembrando-os da importância de manter a saúde mental em dias turbulentos e buscar ajuda se necessário”, ressaltou Jane.
As palestras serão gratuitas e abertas à comunidade. A iniciativa conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Jales.
Cronograma:
Dia 03 de setembro, às 18h15 será na EMEI Professora Diva Maciel Jorge, na Travessa Magda, nº 62, no JACB, com o palestrante Rogério Avequi. No mesmo dia e horário, Errivaine Ferreira tratará sobre o assunto na EMEI do Jardim Arapuã, na Avenida Tupã, nº 3260.

Segunda, 09 de setembro, Jane Maiolo conduz a palestra na Escola Municipal Oswaldo Soler, na Avenida Paulo Marcondes, nº 669, Jardim Monterey às 18h15.

Fernanda Fuga tratará do tema na terça feira, dia 17, também às 18h15 na EMEI Professora Gema Aparecida Prandi Rosa, na Rua Amazonas, nº 1300, na Vila Nossa Senhora Aparecida.

Dia 23 de setembro, às 18h15, o escritor e poeta André Gandolfo irá comentar sobre o assunto na EMEI Professora Nívea Leni Marcondes Pavan Alves, na Rua das Palmeiras, nº 1210, Alto do Ipê.

E quem finalizará o Projeto “Todos pela Vida” será Rafaela Costa, no dia 30, na EMEI Professor Dercílio Joaquim de Carvalho, na Rua Formosa, nº 1575, no Conjunto Habitacional de mesmo nome da EMEI, às 18h10.

Sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de comunicar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada por transtornos mentais, como a depressão e que mesmo com tantos casos notórios, aumenta a cada ano. Ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o assunto. A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília, e no ano seguinte várias regiões de todo o Brasil aderiram ao movimento e também participaram. A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa no mundo inteiro no dia 10 de setembro, que é a data na qual é comemorada como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. 

Please reload

Fundo Social realiza 3º Arrastão Solidário e arrecada alimentos para montagem de cestas

Telemarketing da Santa Casa de Jales solicita "13ª doação" a clientes fidelizados

Cantata de Natal em comemoração aos 60 anos de criação da Diocese de Jales

Hospital de Amor Jales promove a 1ª Corrida pela Vida, em apoio ao Novembro Azul

1/3
Please reload