Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 99628-5171

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Secretaria Educação leva astrofísico para palestras de Astronomia nas escolas municipais

May 10, 2019

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação de Jales realizou na semana que passou palestras com alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Jales. O astrofísico e técnico em informática, Paulo César da Silva, falou sobre os conteúdos que serão abordados na Olimpíada Brasileira de Astronomia: Universo, fases da Lua, curiosidades sobre os Planetas e conhecimentos sobre as explorações espaciais, assim como a estrutura dos foguetes que saem da atmosfera terrestre. Três escolas foram sede das palestras, que ocorreram nos dias 7, 8 e 9 de maio.  

 

Equipe da Secretaria Municipal da Educação de Jales, diretora da E.M.Profª Iracema Pinheiro Candeo – Lola e alguns dos professores participantes do projeto juntamente com o palestrante Paulo César.

 

O objetivo foi incentivar a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia, que acontecerá no próximo dia 17 de maio, assim como oportunizar experiências com profissionais da área científica que estuda o universo e, dessa forma, fazer com que as crianças despertem a curiosidade para a ciência e a astronomia de maneira geral.

A Secretaria de Educação informou que considera importante proporcionar momentos e eventos voltados à ciência e à astronomia, área que, segundo a pasta, não tem muito incentivo social e cultural, mas proporciona meios para obtenção de uma melhor qualidade de vida.

 

Escola E.M.ProfªElza Pirro Viana recebendo alunos da E.M.Profª Jacira de Carvalho da Silva e da E.M.Profª Iracema Pinheiro Candeo - Lola.

 

O astrofísico Paulo César, além de apresentar fotos reais tiradas com seus equipamentos, aguçou a curiosidade das crianças e possibilitou momentos de interação, respondendo dúvidas da garotada. No final de cada encontro, o profissional divulgou o seu trabalho científico por meio de sua página na Internet e do seu canal no Youtube.

Assim como todo apaixonado pelo que faz se mostrou disposto a arrebanhar mais seguidores e fomentou ainda mais o seu interesse pelo estudo do espaço.

O QUE É

A OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e a MOBFOG (Mostra Brasileira de Foguetes) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior. A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados.

Outras informações, como datas e regulamento podem ser obtidas no site www.oba.org.br

Please reload

Corrida do Mutirão de Natal será realizada no domingo, dia 15

Natal Mágico é inaugurado em Urânia com um show de luzes e encanto

Inscrições para Apoio Financeiro aos Estudantes vão começar dia 06 de janeiro

Escolas municipais realizam premiação a medalhistas da OBA e OBMEP

1/3
Please reload