top of page

UNIJALES e Jales: a importância da instituição na segunda cidade com mais pessoas com Ensino Superior da região Noroeste

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 2 de mar.
  • 2 min de leitura


Em pesquisa, Jales ficou atrás apenas de São José do Rio Preto


Próximo de completar 55 anos de história, o Centro Universitário de Jales – UNIJALES reafirma sua força e relevância na educação superior da região. Um levantamento realizado pelo jornalista e fotógrafo Guilherme Baffi, para o Diário da Região, destacou que Jales, com aproximadamente 50.017 habitantes (IBGE, 2024), é a segunda cidade da região Noroeste com maior percentual de pessoas com Ensino Superior: 23,5% da população possui diploma de graduação. O município fica atrás apenas de São José do Rio Preto, que tem 501.597 habitantes, dos quais 27,2% são graduados.


O dado impressiona ainda mais quando comparado a outras cidades de porte semelhante ou até maior. Fernandópolis, por exemplo, tem 71.186 habitantes e um percentual de 21,84% de graduados, enquanto Mirassol, com 63.337 habitantes, apresenta 20,56% de sua população com diploma universitário.


ree


UNIJALES: um pilar da educação em Jales


A relevância do UNIJALES se reflete também na procura crescente por seus cursos. Somente para ingresso em 2025, 1.214 pessoas participaram dos processos seletivos da instituição, sendo 451 de Jales, o que representa 37,15% dos candidatos. Esse dado evidencia o impacto da universidade na formação acadêmica local e na oferta de oportunidades para a comunidade.


Novos cursos impulsionam o crescimento


Nos últimos anos, o UNIJALES tem ampliado sua grade de cursos para atender às demandas do mercado e da população. Em 2023, três novos cursos presenciais foram lançados: Agronomia, Psicologia e Terapia Ocupacional. A adesão dos jalesenses foi expressiva: 102 moradores da cidade ingressaram nessas graduações, representando 22,61% da procura local por novas formações acadêmicas.


Além disso, o Ensino a Distância (EAD), implantado em 2022, vem ampliando o acesso à educação superior, permitindo que mais pessoas conciliem estudo e trabalho sem a necessidade de deslocamento diário.

Motivo de orgulho para Jales


Para o reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, esses números são motivo de orgulho e refletem a missão da instituição de transformar vidas por meio da educação. Segundo ele, ampliar a oferta de cursos e possibilitar que os moradores realizem seus sonhos acadêmicos na própria cidade fortalece a economia local e coloca Jales em um patamar de referência na educação superior.


"Prosseguir com o que meus pais iniciaram lá atrás é uma tarefa árdua, mas extremamente gratificante. Como filho, mantenedor e reitor desta instituição, buscarei manter o legado e eternizar a força que o UNIJALES possui. Sou grato por tê-los como pais e ainda mais grato por fortalecer as raízes dos sonhos deles. O UNIJALES é a alma de todo jalesense e o berço da educação de nossa região", afirmou o reitor.


Com uma trajetória marcada pela excelência acadêmica e pelo compromisso com a comunidade, o UNIJALES continua a escrever história e a impulsionar Jales como um dos principais polos educacionais do Noroeste Paulista.

Comentários


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page